Será que vem tapetão na Copa? Chile entra com recurso na Fifa para tirar a vaga do Equador; entenda essa história
A denúncia é de que a certidão de nascimento do jogador Byron Castillo é falsa, tendo a declaração de idade e local de nascimento adulterados.
A Federação Chilena de Futebol Profissional (ANFP) entrou com um recurso na Fifa, na última quarta-feira (4/5), para invalidar a classificação do Equador após a equipe escalar um jogador com dados irregulares.
O jogador em questão é Byron David Castillo, que atuou pela seleção equatoriana em oito jogos. A denúncia é de que a certidão de nascimento do jogador é falsa, com declaração de idade e local de nascimento adulterados.
"As investigações realizadas no Equador, incluindo um relatório legal da Direção Nacional de Registro Civil, a mais alta autoridade sobre o assunto neste país, declararam a existência de inconsistências na certidão de nascimento apresentada pelo jogador e informaram que esse documento não existiam em seus arquivos internos, apontando outras deficiências no documento, para concluir que possivelmente era fraudulento.” informa a nota da Federação.
Os chilenos defendem que a Fifa puna o Equador com a remoção dos pontos obtidos nesses oito jogos em que o lateral-direito tenha participado, o que garantiria a remoção dos equatorianos da Copa e abriria uma nova vaga para o torneio.
As denúncias ficam ainda mais graves após a ANFB dizer que toda a irregularidade era conhecida pela Federação Equatoriana da modalidade. “Tudo isso, obviamente, era de pleno conhecimento da FEF. O mundo do futebol não pode fechar os olhos para tantas provas. A prática de irregularidades graves e conscientes no cadastro de jogadores não pode ser aceita, principalmente quando se trata de uma competição mundial.” afirmou a nota.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!