Esportes

História de perseverança, mesatenista chilena estreia nos Jogos Olímpicos aos 58 anos e inspira uma nação

Conhecida no país como Tia Tania, a mesatenista chegou ao país em 89 e voltou a jogar com a pandemia

Por Da Redação

História de perseverança, mesatenista chilena estreia nos Jogos Olímpicos aos 58 anos e inspira uma naçãoDivulgação/Comitê Chileno
Os Jogos Olímpicos trazem ao mundo histórias que inspiram e revelam o melhor da prática do esporte ao ser humano. E dentre os muitos personagens que englobam as Olimpíadas de Paris 2024, está o da chinesa naturalizada chilena Zhiying Zeng e sua estreia na competição aos 58 anos de idade.
Conhecida no Chile como Tia Tania, Zeng nasceu na China e começou a treinar tênis de mesa muito jovem, alcançando o nível profissional aos 12 anos. Apesar de ter representado o seu país em competições internacionais aos 16 anos, uma mudança nas regras do esporte afetou seu jogo, levando-a a desistir da carreira profissional.
Em 1989, Zeng mudou-se para o Chile, onde foi convidada para ensinar tênis de mesa a crianças em Arica, no norte do país. Mais tarde, em 2003, voltou a jogar profissionalmente para incentivar seu filho e conquistou campeonatos nacionais em 2004 e 2005. Entretanto, não demorou para deixar de lado o esporte novamente, se estabelecendo em Iquique e abrindo uma loja de móveis, ficando afastada das competições por muitos anos.
Em 2020, a pandemia de COVID-19 trouxe Tia Tania de volta ao tênis de mesa como forma de se exercitar, redescobrindo seu talento. Ela voltou a competir e ajudou o Chile a vencer o Campeonato Sul-Americano de 2023, além da medalha de bronze no Pan Americano de Santiago. Na ocasião, foi abraçada pelo seu novo país e recebeu elogios até do presidente Gabriel Boric.
Este sucesso levou Tia Tania a concorrer por uma vaga aos Jogos Olímpicos, esporte que estreou nas olimpíadas apenas em 1988, e conseguiu a tão sonhada vaga para Paris 2024. Apesar de ter sido eliminada na estreia, realizou seu sonho de participar da maior competição esportiva do mundo.
Aos 58 anos, Tia Tania continua inspirando muitos, mostrando que nunca é tarde para perseguir seus sonhos. Mesmo após sua participação olímpica, ela promete continuar jogando tênis de mesa. Sua história é um testemunho da resiliência e do amor pelo esporte, que transcende fronteiras e idades.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.