Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica é finalizada após um ano
Resultados da sondagem da Ponte Salvador-Itaparica foram apresentados nesta sexta-feira
Por Da Redação.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta sexta-feira (4), em suas redes sociais, a conclusão bem-sucedida da etapa de sondagem geotécnica para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. O trabalho, que durou 12 meses e atingiu 200 metros de profundidade em alguns pontos.
A sondagem é a primeira no país a alcançar 200 metros de profundidade em ambiente marinho, coletando amostras intactas do solo — equivalente a duas vezes e meia a altura do Elevador Lacerda.
Ao todo, foram realizados 105 furos ao longo do traçado da ponte, desde áreas terrestres no município de Vera Cruz até águas rasas (até 10 metros) e profundas, como no canal central, onde a lâmina d’água chega a 67 metros. As amostras foram analisadas em um laboratório de alta tecnologia instalado no canteiro de apoio.
Os resultados da sondagem geotécnica realizada na Baía de Todos-os-Santos (BTS) foram apresentados, nesta sexta, pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e pela Concessionária Ponte Salvador-Ilha de Itaparica à comunidade acadêmica especializada.
Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica concluída com sucesso! 🌉✅
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) April 4, 2025
Após 12 meses de trabalho intenso na Baía de Todos-os-Santos, finalizamos a sondagem mais profunda já feita no Brasil — alcançando 200 metros pra coletar material intacto do solo. pic.twitter.com/Z8qqloqiqT
Próximas etapas
Com a conclusão da sondagem, a Concessionária finalizará o projeto de fundações e iniciará a mobilização dos canteiros de obras. O empreendimento já movimentou a economia baiana, com a contratação de mais de 20 empresas locais, geração de 300 empregos diretos e um investimento de R$ 200 milhões até esta fase.
Ponte Salvador-Itaparica
Com 12,4 km de extensão sobre o mar, a ponte será a maior da América Latina e incluirá novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O projeto, desenvolvido em Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, promete revolucionar a mobilidade e a economia regional.
Leia Mais: Acusado de matar auditor fiscal baiano é preso após 28 anos foragido
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).