FÉ NOS TATAMES: Com campeões olímpicos em ação, 1º dia dos jogos é decisivo para o Brasil
FÉ NOS TATAMES: Com campeões olímpicos em ação, 1º dia dos jogos é decisivo para o Brasil
Os Jogos Olímpicos do Rio se estenderão por mais 15 dias, mas o desempenho hoje (6/8) pode afetar o humor do público e do time brasileiro em relação à ambição de se inserir na elite da competição.
Alguns protagonistas da equipe nacional no judô, ginástica artística, natação e vôlei feminino entram em ação no que é considerado um dia crucial para as pretensões do país na Olimpíada.
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) estabeleceu por objetivo que a delegação termine entre os dez melhores países pelo total de pódios, com estimativa de 23 a 30 láureas. A pressão por uma boa largada é ainda maior porque em Londres-12 o país teve o melhor início de sua história.
Terminou o dia com três medalhas, uma de cada cor, com os judocas Sarah Menezes (ouro) e Felipe Kitadai (bronze) e o nadador Thiago Pereira (prata). Depois da euforia inicial, porém, foram necessários outros cinco dias para obter outra medalha ?terminou com 17 conquistas.
Os atores se repetem agora, no Rio. Sarah e Kitadai competem na manhã de hoje, na Arena Carioca 2, às 10h.
Apesar da pressão, Kitadai diz não acreditar que o resultado deles irá interferir na avaliação da equipe brasileira. “A gente tem uma equipe grande, com mais 12 [judocas] entrando depois de mim e da Sarah. Tenho certeza de que eles estão tranquilos.”
Outro cotado ao ouro estreia nos Jogos pela manhã. O ginasta Arthur Zanetti, ouro nas argolas em Londres, lidera a seleção masculina na primeira subdivisão entre países, a partir de 10h30.