A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), filiada à Consumers International, que congrega entidades similares de mais de 140 países, foi avisada do estudo, que envolve também a venda de ingressos não autorizados para jogos da Eurocopa-2016, na França.
As empresas que estão oferecendo ingressos para a Rio-2016 são: Ticket Bis, GetTickets, Tickests4SummerGames, e os sites Sportsevetns365.com e doctorticket.com.
?O que podemos garantir é que nenhuma destas empresas tem o direito de venda dos ingressos dos Jogos. Quem adquirir entradas nestes sites corre o risco de não receber seus ingressos, de receber ingressos já cancelados ou até mesmo ingressos falsos?, afirma o comitê organizador da Rio-2016.
O Comitê ainda reforça que a única forma de adquirir ingressos é através do site rio2016.com. Qualquer denúncia deve ser feita pelo email: monitoramento@rio2016.com
Na semana passada, a Folha revelou o caso da empresa inglesa THG Sports, que oferece pacotes VIPs (chamados ?hospitality?) para os Jogos do Rio, ilegalmente, e, por isso, responde a um processo na Justiça brasileira pode levantar várias dúvidas nos torcedores que ainda desejam comprar ou os que já adquiriram seus tíquetes olímpicos e paraolímpicos. Por isso, à Folha, o diretor de ingressos do comitê organizador dos Jogos do Rio, Donovan Ferreti,esclareceu os riscos da compra de tíquetes nestes sites.
?Não necessariamente são ingressos falsos?, afirma Ferreti. ?[A venda sem autorização] Além de ser um cambismo, é uma quebra das condições e termos que se aderiu quando comprou os ingressos. Quando você compra e anuncia, você quebra os termos e condições que aceita. Então posso não apenas cancelar seu ingresso como não te reembolsar o valor que você pagou. Perde o ingresso, este é cancelado. Mesmo que tenha recebido o ingresso em mãos, nós, como comitê, temos direito de cancelar o ingresso, que volta a venda?, explica o diretor do comitê Rio-2016.
Dos seis milhões de ingressos disponíveis para venda, 4 milhões já foram comprados.