CBF cria fair play financeiro e promete punir clubes
CBF cria fair play financeiro e promete punir clubes
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através da Diretoria de Competições, publicou hoje (20) em definitivo o Regulamento Geral de Competições 2015. A CBF tomou a iniciativa de criar o fairplay financeiro, que, na prática, são normas em que os clubes, em caso de não cumprimento, possam sofrer sanções, obedecendo o que dispõe o artigo 105 e seu parágrafo único, reproduzidos abaixo.
Art. 105 ? A CBF publicará, através dos regulamentos específicos de competições ou resolução da Presidência, normas sobre fairplay (jogo limpo) financeiro e trabalhista que estabeleçam requisitos e responsabilidades, visando ao saneamento fiscal e financeiro dos clubes, que ficarão obrigados a cumpri-las, sob pena de sofrerem as pertinentes penalidades desportivas.
Parágrafo único: O cumprimento estrito de tais normas, com a adoção de padrões gerenciais que resguardem o equilíbrio econômico-financeiro e competitivo dos clubes, é condição essencial para assegurar às agremiações o direito de participação nas competições, bem como a manutenção dos pontos e classificação conquistados.