Bahia e Grêmio disputam final da 'Ladies Cup' neste domingo
Partida entre equipes tricolores começa às 16h
Bahia e Grêmio se enfrentam às 16h deste domingo (22) pela final da Brasil Ladies Cup 2024, torneio de futebol feminino realizado no Estádio do Canindé, em São Paulo. A transmissão do jogo será feita pela Band, BandSports, SporTV e pelo Canal GOAT.
As 'Mulheres de Aço' garantiram vaga na decisão ao vencerem a seleção do Paraguai por 1 a 0, em partida realizada na última quinta-feira (19), e vai entrar em campo com a seguinte escalação:
Já o tricolor gaúcho chegou à final após o River Plate ter seis jogadoras expulsas durante a partida da última sexta-feira (20) sob acusação de racismo e ficar sem a quantidade mínima de atletas em campo. A equipe argentina acabou eliminada da competição.
A confusão teve início após um ato de injúria racial cometido pela meio-campista Candela Díaz contra o gandula do Estádio Canindé, em São Paulo. Isso ocorreu logo após o Grêmio igualar o placar em 1 a 1, aos 34 minutos, com um gol de Maria.
A transmissão do canal SporTV capturou a camisa 15 fazendo um gesto que parecia remeter a um "macaco" em direção ao gandula (imagem abaixo). Depois disso, uma briga generalizada eclodiu, com as jogadoras argentinas atacando o gandula.
Após uma reunião do comitê organizador, foi decidida a aplicação da pena máxima prevista no regulamento: a eliminação do clube argentino River Plate desta edição da competição e a suspensão do torneio por dois anos.
O comunicado divulgado nas redes sociais informa que a organização também está oferecendo apoio jurídico aos envolvidos no incidente. Além disso, durante a decisão deste domingo (22) entre Grêmio e Bahia, estão programadas ações de combate à discriminação racial.
Episódio de xenofobia
Uma piada xenofóbica marcou a transmissão do Canal de Youtube GOAT da partida entre Bahia e Avaí/Kindermann, válida pela Ladies Cup e vencida pelo Tricolor baiano por 2 a 1. No confronto, realizado na última terça-feira (17), em São Paulo, o narrador Anderson Cheni relacionou uma suposta catimba das Mulheres de Aço, no final da partida, com um estereótipo pejorativo que relaciona o povo baiano à fama de 'preguiçoso'.
“E aí, aquela preguiça baiana, deixando o tempo passar…”, afirma o narrador nos momentos finais da partida, quando o Bahia Feminino administrava o resultado frente ao time catarinense. O comentário não passou despercebido pelos espectadores do jogo, que reagiram à 'piada' e acusaram a frase como xenofóbica em relação à Bahia e sua população.
Narrador comete xenofobia em jogo entre @ecbahia x Avaí pela #LadiesCup 'Preguiça baiana'; confira: pic.twitter.com/PxwDPRZfta
— Aratu On (@aratuonline) December 17, 2024
Ao final da partida, Cheni reagiu as respostas e tentou se justificar dizendo que “preguiça pode ser de qualquer time” e os espectadores não “inventem história” sobre o caso.
Bahia repudiou comentário
O Esporte Clube Bahia lamentou e repudiou o comentário durante a transmissão. Em publicação no Instagram, o clube afirmou ainda que 'preguiça mesmo é ainda ter que conviver com comentários assim'.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).