River Plate é excluído da Ladies Cup após confusão em campo e injúria racial
River Plate foi banido por dois anos por injuria racial e agressão ao gandula
A organização da Brasil Ladies Cup anunciou, neste sábado (21), que a equipe de futebol feminino do River Plate foi excluída da competição após os incidentes ocorridos na última sexta-feira (20), na partida contra o Grêmio, pela última rodada da fase de grupos da competição.
O confronto entre as Gurias Gremistas e o River Plate foi interrompido devido a seis expulsões do time argentino. A confusão teve início após um ato de injúria racial cometido pela meio-campista Candela Díaz contra o gandula do Estádio Canindé, em São Paulo. Isso ocorreu logo após o Grêmio igualar o placar em 1 a 1, aos 34 minutos, com um gol de Maria.
A transmissão do canal SporTV capturou a camisa 15 fazendo um gesto que parecia remeter a um "macaco" em direção ao gandula. Após esse incidente, uma briga generalizada eclodiu, com as jogadoras do River Plate atacando o gandula.
Após uma reunião do comitê organizador, foi decidida a aplicação da pena máxima prevista no regulamento: a eliminação do clube argentino desta edição da competição e a suspensão do torneio por dois anos.
O comunicado divulgado nas redes sociais informa que a organização também está oferecendo apoio jurídico aos envolvidos no incidente. Além disso, durante a decisão deste domingo (22) entre Grêmio e Bahia, estão programadas ações de combate à discriminação racial.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).