Adolescente da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, vai disputar Sul Americano de jiu-jitsu
Pedro Manoel, mais conhecido como Pedrão, de 15 anos, ingressou no esporte para reduzir peso.
Morador do município de Piatã, na Chapada Diamantina, o jovem Pedro Manoel, de 15 anos, vai disputar o Sul Americano de jiu-jitsu, que acontece nestes sábado e domingo (20 e 21/8), no Rio de Janeiro. Faixa laranja, Pedrão, como é mais conhecido, é o atual bicampeão baiano e representará a Bahia na categoria Infanto Juvenil Pesadíssimo.
Pedrão começou a prática do esporte aos 13 anos, incentivado por sua mãe, Dona Maria, numa tentativa de redução de peso, mas ele acabou encontrando uma nova paixão. "Mais do que perder 14 kg, descobri que o Jiu-Jitsu não é só um esporte, mas um estilo de vida onde você sempre precisa se superar”, explica o adolescente.
"Desde que começou a treinar, ainda tímido, sempre abriu e fechou a academia comigo. Nunca vi determinação igual. Tudo que ele quer, ele consegue. De fato, é um menino especial e um exemplo de humildade. Mesmo sendo hoje o melhor lutador da academia, continua ajudando a todos, até mesmo na hora de limpar o tatame”, conta o sensei Rodrigo Azevedo, que acompanha o garoto desde o início.
Foto: arquivo pessoal
CONQUISTAS
Na galeria de troféus, apesar da ainda curta carreira, está a demonstração definitiva da aptidão de Pedro Manoel. O piataense já participou de 12 campeonatos, ficando nove vezes no lugar mais alto do pódio. Membro da Academia Feroz Jiu-Jitsu, ele coleciona conquistas como o Bicampeonato do Rei do Tatame, Campeão da Copa Katamedojo, Campeão do BCJ Tour e Brasileiro Regional. São 27 lutas no cartel, com apenas três derrotas.
O sonho de participar do principal torneio do continente foi possível graças à ajuda de uma mineradora da sua cidade. A Brazil Iron, empresa que já investiu mais de R$ 1,2 bi na região, está custeando a viagem do garoto.
“Sou muito grato a cada um que um dia me ajudou, em especial, desta vez, à Brazil Iron. Também agradeço a toda minha família, todos parceiros de treino, ao Sensei Rodrigo e ao Sensei Benyson, muito grato ao Jiu-jitsu que mudou minha vida completamente e a Deus, pois sem ele nada seria possível” completa.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!