AO VIVO Últimas Notícias
17/04/2024 16h02 | Atualizado em 17/04/2024 16h51

Olimpíadas: pela primeira vez na história, Brasil deve ter delegação com maioria feminina

Até então, Brasil conquistou 110 vagas femininas, 61 masculinas e 15 sem gênero definido,

Olimpíadas: pela primeira vez na história, Brasil deve ter delegação com maioria feminina Foto: Wander Roberto/COB
Anna Caroline

Pela primeira vez na história olímpica, o Brasil será representado na competição internacional, que será realizada em Paris entre julho e agosto deste ano, com maioria de atletas mulheres sobre o número de homens. Com 187 vagas conquistadas, 110 são femininas; 61, masculinas; e 15, sem gênero definido. As vagas estão distribuídas em 32 modalidades esportivas.

A primeira brasileira a fazer parte de uma delegação olímpica foi a nadadora Maria Lenk, há 100 anos, nas Olimpíadas de Los Angeles. Ela foi a única mulher numa delegação com 67 atletas.

Entre as mulheres que dão sequência ao legado de Maria Lenk e representarão o Brasil em Paris estão a ginasta Rebeca Andrade, a judoca Mayra Aguiar, a skatista Rayssa Leal e a jogadora de voleibol Ana Patrícia.

Até o início da competição esportiva, ainda há chances de outros atletas se qualificarem para competir nesta edição dos Jogos Olímpicos, embora seja improvável que o número de participantes homens supere o de mulheres.

Gerente de planejamento e desempenho esportivo do COB, Mariana Mello comemorou a conquista feminina. “Quanto mais heroínas tivermos, mais meninas acreditarão que é possível alcançar o sucesso. No esporte, na profissão e na vida. Quanto mais falarmos de mulheres no esporte, mais falaremos de menstruação, de gravidez, de amamentação, de abuso e de assédio. É um ciclo positivo que impactará a vida de homens e mulheres”.

LEIA MAIS: Boteco Português promove degustação e harmonização de vinhos; leitores do Aratu On ganham desconto

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!