Esportes

União Europeia aprova criação de liga de futebol e diz que Fifa e Uefa não podem proibir competição

Decisão pode mudar a forma como o futebol é administrado no continente

Por Juana Castro

União Europeia aprova criação de liga de futebol e diz que Fifa e Uefa não podem proibir competiçãoIlustrativa/Fotos Públicas

O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) aprovou a criação de uma liga continental de futebol e afirmou, nesta quinta-feira (21/12), que a União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) violam a lei da UE ao tentar impedir a formação da competição. A decisão, considerada histórica, pode mudar a forma como o futebol é administrado no continente.


Os clubes europeus que propuseram a formação da Superliga, como está sendo chamada, foram ameaçados com sanções pela Uefa, caso levassem o plano adiante. Com isso, nove clubes saíram do projeto. Na decisão, o tribunal disse que as entidades do futebol abusaram de sua posição dominante ao proibir que os clubes competissem em uma liga, mesmo o projeto ainda não estando aprovado.


SEPARAÇÃO


A Uefa está à frente de competições europeias há quase 70 anos e vê o projeto de uma superliga como uma ameaça significativa à lucrativa Champions League (Liga dos Campeões), para qual as equipes se classificam de acordo com o desempenho nas ligas nacionais. Em abril deste ano, Real Madrid, Barcelona, Juventus e outros nove clubes anunciaram um plano de separação, mas a iniciativa não deu certo.


Dois dias depois, torcedores, governos e jogadores "obrigaram" Manchester City, Manchester United, Liverpool, Chelsea, Tottenham, Arsenal, Milan, Inter de Milão e Atlético de Madrid a se retirarem.


À época, a empresa A22 - que ajudaria na criação da competição - alegou que a Uefa e a Fifa detinham uma posição de monopólio que violava a Lei de Concorrência e Livre Circulação da União Europeia.

"Conquistamos o direito de competir. O monopólio da Uefa acabaou. O futebol é livre", declarou o presidente da A22.


SUPERLIGA


A Superliga masculina consistiria em duas ligas, intituladas "Star League" e "Gold League", com 16 clubes, cada, com promoção e rebaixamento entre elas, além de uma terceira liga ("Liga Azul"), com 32 clubes, cujo acesso se daria pelo desempenho nas ligas nacionais.


De acordo com informações da ESPN, os times jogariam em grupos de oito, com partidas de ida e volta, com um mínimo de 14 partidas por ano, disputadas no meio da semana, e ao final de cada temporada haveria uma fase eliminatória, com oito clubes, que decidiria os campeões de cada liga.


Na Superliga feminina seriam duas ligas, "Estrela" e "Ouro", também com 16 clubes cada, jogando em grupos de oito, em formato parecido.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.