Esportes

Copa do Mundo feminina: ponto facultativo é debate em Salvador após governador tomar medida

Durante a Copa do Mundo de futebol masculino de 2022, o governo estadual publicou um decreto que promoveu alterações no expediente das repartições públicas

Por João Brandão

Copa do Mundo feminina: ponto facultativo é debate em Salvador após governador tomar medidaDivulgação
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=45kvFOcxpuU[/embed]
A Copa do Mundo de futebol feminino vai ser realizada na Austrália e Nova Zelândia a partir do dia 20 de julho. Os três primeiros jogos do Brasil vão acontecer nos dias 24 de julho, uma segunda, às 8h da manhã; 29 de julho, um sábado, às 7h da manhã; e 2 de agosto, uma quarta-feira, às 7h da manhã. As datas das demais partidas só serão conhecidas se a seleção passar de fase. Mas a pergunta que fica é: vai ter ponto facultativo para assistir as jogadoras brasileiras em ação?
Durante a Copa do Mundo de futebol masculino de 2022, o governo estadual publicou um decreto que promoveu alterações no expediente das repartições públicas. Nos dias em que os jogos do Brasil se iniciaram 13h, o expediente aconteceu das 8h ao meio-dia; já nos dias em que as partidas foram iniciadas às 16h, o expediente foi das 8h às 15h. Já para este ano, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) já informou que não vai decretar ponto facultativo nos dias de jogos da seleção brasileira. Para ele, é preciso manter a economia girando no estado.
“Não vai ter (ponto facultativo). Nós vamos fazer um movimento para que a gente possa torcer pela Seleção, mas não sou a favor e não vou decretar nem feriado e nem ponto facultativo. O Estado precisa reverter uma situação na economia e vamos aguardar as oportunidades e ver o jogo depois, no play”, disse Jerônimo.
Na Câmara Municipal de Salvador, o vereador André Fraga (PV) apresentou um Projeto de Indicação solicitando que a prefeitura da capital baiana decrete ponto facultativo. Segundo ele, a medida visa dar mais visibilidade ao futebol feminino brasileiro.
"Uma pena que um tema como esse seja cercado de certa polêmica, uma falsa polêmica. Afinal de contas, não vejo essa polêmica durante a Copa do Mundo masculina de futebol, que recebe diversos tipos de incentivos. Privadas, públicas", ponderou.
Já para o vereador Ricardo Almeida (Podemos), a medida atrapalha o funcionamento da economia na capital. "Temos que pensar no comércio, tanto os grandes como os pequenos comerciantes. O quanto eles foram impactados durante a pandemia e, no momento de recuperação da economia, é incabível pensar em ponto facultativo", pontuou.
No âmbito nacional, Ana Moser, ministra do Esporte, declarou que vai trabalhar para que o governo federal decrete ponto facultativo para os servidores federais.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.