Esportes

Primeiro Pan-Americano de Canoagem Oceânica acontece até domingo em Salvador; veja programação

Primeiro Pan-Americano de Canoagem Oceânica acontece até domingo em Salvador; veja programação

Por Da Redação

Primeiro Pan-Americano de Canoagem Oceânica acontece até domingo em Salvador; veja programaçãoatleta Felipe Derschum/divulgação

A cidade de Salvador recebe, entre esta quinta-feira e domingo (5 a 8/12), o primeiro Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica, modalidade também conhecida como "Surfski". As provas acontecem em um percurso de 23 km - do Fatrol de Itapuã ao Farol da Barra -, em mar aberto.


Para esta primeira edição são esperados cerca de 150 atletas, com idade entre 15 e 65 anos, de países das Américas do Norte, Central e do Sul, divididos em 17 categorias, masculino e feminino. Além das categorias individuais, que são divididas por faixa etária, são contemplados o Surfski duplo, que ainda não é praticado no estado, e a Paracanoagem.


As provas também contabilizam para a 3ª Etapa do Campeonato Brasileira de Surfski e 2ª Etapa do Campeonato Baiano de Surfski. Para o Pan-Americano são pontuadas apenas as categorias individuais (SS1), enquanto os grupos de Surfski Duplo (SS2) contam para o Brasileiro.


Já a Canoa Havaiana entra como modalidade convidada do evento, o qual é organizado pela Galeria Vivá e Associação Baiana de Surfski (Abaski), com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem Oceânica (CBCA) e da Confederação Pan-Americana de Canoagem Oceânica (Copac).


PROGRAMAÇÃO

 

Quinta-feira (5/12) - Solenidade de Abertura

Sexta-feira (6/12) - Briefing/Congresso técnico

Sábado (7/12) - Provas dos individuais SS e OC

Domingo (8/12) - Provas dos duplos SS e OC



SURFSKI


O Surfski, internacionalmente conhecido como “Canoe Ocean Racing”, ganhou representatividade continental com a criação do comitê da Confederação Pan Americana de Canoagem durante os jogos Pan Americanos em Huacho, Peru. O grande diferencial da prática do Surfski para outros esportes de remadas oceânicas  é que “a técnica é mais harmônica. Aproveita-se mais a força do corpo com flexão da perna, a rotação do quadril, o giro do tronco e toda a parte do core que sustenta o movimento. Então, usa-se o corpo todo e a remada fica mais objetiva”, explica Bruno Machado que trouxe modalidade para a Bahia, em 2015, depois que a conheceu através do para-atleta Fernando Fernandes, Tetra Campeão Mundial de Paracanoagem. Desde então, ele vem desenvolvendo cursos, aulas e eventos na Galeria Vivá (Porto da Barra), conectando as pessoas e desmistificando a imagem distorcida que o Mar é traiçoeiro. 


BAHIA

 

No estado, o esporte vem ganhando adeptos rapidamente e fortalecendo o Movimento Surfski com o 1º Campeonato Estadual de Surfski, realizado em maio pela Abaski. Os atletas baianos também têm se destacado no cenário nacional chegando ao pódio no Campeonato Brasileiro de Surfski, na Praia das Cabeçudas, Itajaí/SC, com a 1ª colocação do Mestre Jackson e a 3ª colocação de Antônio Saback (Sabackão), em suas categorias.


LEIA MAIS: Canoagem da Bahia conquista cinco medalhas no Desafio Brasileiro em Tocantins


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.