FIM DE POLÊMICA: Fifa reconhece títulos mundiais de Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo
FIM DE POLÊMICA: Fifa reconhece títulos mundiais de Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo
Matéria publicada pelo jornal O Globo finda com uma polêmica que perdura há um bom tempo. Segundo o periódico carioca, a Fifa decidiu, em reunião realizada nesta sexta-feira (27/10), reconhecer como títulos mundiais as conquistas da Copa Intercontinental, disputada de 1960 a 2004 entre os campeões europeu e sul-americano. Assim, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo tiveram seus triunfos, já celebrados pela torcida, oficializados pela entidade.
O Rubro-negro foi campeão em 1981, quando o time liderado por Zico derrotou o Liverpool por 3 a 0. Os gaúchos, por sua vez, conquistaram o mundo em 1983. O Santos de Pelé tem dois troféus, erguidos em 1962 e 1963. Já o São Paulo foi campeão em 1992 e 1993 ? o clube do Morumbi ganhou ainda um título já no atual formato, em 2005.
O pedido de reconhecimento dos mundiais foi uma iniciativa do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que, em junho, enviou uma carta ao presidente da Fifa, Gianni Infantino. A resposta positiva da entidade máxima do futebol reforça a possibilidade de o confronto entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões voltar a acontecer. Existe um projeto para que a Copa do Mundo de Clubes, que inclui representantes de todos os continentes, passa a ser disputada apenas de quatro em quatro, substituindo a Copa das Confederações no calendário.
Nas redes sociais, o Flamengo comemorou o reconhecimento.
LEIA MAIS: ELEIÇÃO: Billboard elege ?Festa?, de Ivete Sangalo, como melhor refrão deste século
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.