SOB NOVA DIREÇÃO: Treinadora de seleção brasileira feminina de futebol concede primeira coletiva à imprensa
SOB NOVA DIREÇÃO: Treinadora de seleção brasileira feminina de futebol concede primeira coletiva à imprensa
A primeira treinadora da seleção brasileira de futebol, Emily Lima, foi apresentada oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã desta quinta-feira (3/11) na sede da entidade no Rio de Janeiro. Com seis anos de experiência como profissional da área, a nova técnica prometeu levar para a equipe o que de mais moderno existe no futebol mundial.
Na entrevista coletiva de hoje, Emily explicou como será o seu estilo de jogo e que espera fazer estágio com Tite, treinador da seleção brasileira masculina de futebol. O primeiro desafio de Emily será em dezembro, pelo Torneio Internacional de Manaus.
“Uma das perguntas foi se eu poderia trocar ideias com o Tite. Eu já vinha pensando isso. Comentei com a Valeska que trabalha aqui, quando ele estava no clube, que eu gostaria de estagiar com ele. Hoje mais próximo, espero que aconteça. Vai engrandecer muito o meu trabalho”, contou.
Sobre seu estilo de jogo, a treinadora prometeu um futebol moderno na seleção feminina. “Eu venho com uma missão de fazer tudo diferente do que eu vivi em 25 anos no futebol. Eu trago o melhor e mais moderno para a CBF. Tenho que pensar muito bem o modelo de jogo que vou usar. No clube eu tinha algumas peças que tinha que me adaptar. Hoje aqui eu devo convocar as melhores atletas. Dentro disso que vou procurar fazer um jogo muito ofensivo, a princípio com duas linhas de 4. No começo é melhor assim para não inventar muita coisa e fugir do padrão”, analisou.
Sobre o novo ciclo olímpico, Emily explicou sobre renovação da seleção, mas citou jogadoras que ela aposta que podem ajudar o time mesmo com a idade mais avançada. “A Cristiane também. Eu apostaria que a Formiga aguentaria também. Há 20 anos eu joguei com ela e ela continua igual. Eu quero conversar com ela. Eu ainda apostaria que daria para trabalharmos juntas nesse ciclo. Eu acredito nas meninas mais novas. Apostar na renovação, mas com cautela e calma”.
Emily explicou que conversou com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que pediu trabalho à treinadora. “O papo foi ótimo. O teor da conversa, resumindo foi trabalho. Trabalho, trabalho, trabalho”.