Esportes

OURO NO JUDÔ: Medalha de Rafaela realiza sonho da irmã

OURO NO JUDÔ: Medalha de Rafaela realiza sonho da irmã

Por Da Redação

Depois da vitoria emocionante, judoca brasileira Rafaela Silva conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas 2016. A judoca carioca de quebra realizou o sonho da irmã.


Após o abraço já emocionado no técnico, a primeira brasileira campeã na Rio-2016 correu para a arquibancada para um abraço apertado com a irmã, Raquel. Não é por acaso. Ao subir no degrau mais alto do pódio, a judoca também estava realizando um sonho da irmã, seu maior espelho no esporte.


As duas começaram nos tatames praticamente juntas, quando os pais tentaram arrumar uma atividade para as crianças na perigosa Cidade de Deus. Rafaela influenciou a irmã, três anos mais velha, a entrar no judô. E foi quando Raquel começou a viajar para competir que a caçula de Luiz Carlos e Zenilda se interessou de vez pela modalidade.


Rafaela foi a primeira da família e ajudou a irmã a esconder a gestação dos pais por cinco meses, com medo da reprimenda que Raquel sofreria. ?Que bobagem, eu falei para elas depois que não precisavam ter feito isso?, conta Luiz Carlos. A bronca não veio do tamanho que elas esperavam, mas a responsabilidade sim. Mãe de Ana Carolina, a filha mais velha se afastou do judô temporariamente e nunca mais conseguiu ser a atleta de ponta que se desenhou antes.


Eleita madrinha da sobrinha, Rafaela seguiu sozinha no sonho olímpico. Foi campeã mundial sub-20 em 2008, vice no adulto em 2011 e era uma das favoritas à medalha em Londres, quando um erro provocou a eliminação e uma avalanche de ofensas nas redes sociais. A judoca entrou em um estado depressivo, pensou em abandonar os tatames e contou com uma ajuda providencial da irmã para se recuperar. Foi Raquel quem a indicou para Nell Salgado, psicológa que ajudou a hoje campeã a superar a crise.


A convivência com Rafaela aumentou. As duas saem juntas com frequência e a tia é o xodó da afilhada Ana Carolina. Quando viu a irmã superar seus fantasmas para chegar ao topo do esporte, Raquel não pôde evitar de sentir aquele ouro como se fosse um pouquinho seu também.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.