Esportes

RIO 2016: Chama Olímpica chega ao Brasil e é iniciada o ‘tour’ da tocha pelo país

RIO 2016: Chama Olímpica chega ao Brasil e é iniciada o ‘tour’ da tocha pelo país

Por Diego Adans

RIO 2016: Chama Olímpica chega ao Brasil e é iniciada o ‘tour’ da tocha pelo paísBrasil 2016

A tocha olímpica já está no Brasil. Na manhã desta terça-feira o fogo “sagrado” que foi aceso em Olímpia, na Grécia, finalmente chegou ao país, em lanternas de segurança protegidas por seis “guardiões”. Agora ela começará um roteiro de 95 dias por 327 cidades pelo território nacional. Coube a Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016, a honraria carregá-la ao descer do avião que foi fretado para trazer a tocha.


O voo partiu de Genebra, na Suíça, com as lâmpadas que foram acesas com o fogo da pira olímpica que estava no gramado do Museu Olímpico, em Lausanne. Colocadas em suportes e amarradas com cintos de seguranças especiais, elas ocuparam assentos na parte da frente do avião e a sua volta estavam guardiões treinados especialmente para manter a chama acesa.


O voo foi tranquilo e entrou no espaço aéreo brasileiro no horário previsto. Ao se aproximar de Brasília, a aeronave teve a companhia de dois caças F5 da Força Aérea Brasileira, e sobrevoou a cidade. Depois, aterrissou no aeroporto na capital federal após o dia já ter raiado, por volta de 7h25 da manhã. Nuzman então pegou uma das lâmpadas, desceu as escadas do avião e posou para fotos e imagens.


Em solo, na cerimônia que contou com a presidente Dilma, coube a capitã da seleção brasileira feminina de vôlei, Fabiana, ser a primeira a carregar a tocha. Antes disso, porém, houve um pequeno atraso, já que a organização não conseguia acender a tocha. Superado  o problema, a atleta deu início a caminhada de mais de 118 quilômetros de distância, dos quais 37 serão feitos por 141 condutores, percorrendo cinco regiões administrativas locais e vários pontos turísticos da capital federal.


Quem também teve a honra de segurar o ‘fogo sagrado’ nesta manhã de terça-feira (3/5) foi a baiana Adriana Araújo. A pugilista é a única mulher brasileira medalhista olímpica no boxe, com o bronze conquistado há quatro anos, na categoria até 60 kg, em Londres. A medalha da baiana de 34 anos marcou o centésimo pódio do Brasil nos Jogos Olímpicos.


PROTESTO


Em meio ao evento, um grupo de manifestantes protestou contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff durante o revezamento da Tocha Olímpica. Os manifestantes ergueram, em frente ao Palácio do Planalto, faixas com a frase “Não ao golpe”, escrita em diversas línguas – árabe, russo, alemão, espanhol e inglês.


 



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.