Capacidade de Zidane comandar Real Madrid é colocada em dúvida pela imprensa
Capacidade de Zidane comandar Real Madrid é colocada em dúvida pela imprensa
A escolha do francês Zinedine Zidane como novo técnico principal do Real Madrid foi recebido com ressalvas pela imprensa espanhola, que reconhece o talento único do craque como jogador, mas coloca em dúvida sua capacidade de comandar os clube ‘merengue’.
Fotos de “Zizou” com semblante sério estamparam nesta terça-feira (05) as manchetes de praticamente todos os jornais do país. O diário esportivo madrilenho Marca usou um trocadilho, ao chamar a chegada do francês de “La soluzzión”, uma “solução” (com as iniciais do treinador substituindo a letra C) para os problemas do clube, que levaram a diretoria a demitir Rafael Benítez.
Já o AS usou o mesmo recurso, com um tom irônico, ao publicar: “Florentino (Pérez, o presidente do clube), descobriu que Benítez era o problema e encontra de repente a solução: ZineXIne Zidane”, referindo-se ao fato que o ex-craque é o 11º técnico contratado pelo Real em 12 anos de mandato de Pérez.
O cartola foi bastante criticado pela mídia local, e vários veículos o chamaram de “triturador de treinadores”. A maioria concorda que Benítez não era o homem da situação, por não ter o adesão da torcida nem do vestiário, mas a alternativa Zidane é vista como uma grande incógnita.
“O problema é que técnicos são como melões: só abrindo para saber se serão doces ou incomestíveis”, brincou o colunista José Vicente Hernáez, do Marca.
“É uma operação arriscada, mas com possibilidades. O francês é uma lenda do futebol e uma glória do Real. Sua experiência como treinador, no entanto, é inversamente proporcional à que ostenta como jogador. É escassa, limitada ao time B, e controvertida”, afirma Óscar Campillo, do mesmo jornal.
Experiência
Antes de ser promovido para a equipe principal, Zidane era técnico do Real Madrid Castilla, o time B ‘merengue’, e não conseguiu subir da terceira para a segunda divisão na sua primeira temporada. O francês ainda causou uma grande polêmica por não ter os diplomas necessários para treinar (completou o curso apenas em maio do ano passado) e quase precisou deixar o cargo no fim de 2014.
“Zidane, uma lenda sem experiência como treinador”, ressalta uma matéria do jornal El País, destacando que sua trajetória “não permite saber com certeza se é o técnico adequado”.
‘Zizou’ tem a seu favor o bom relacionamento com o elenco, forjada na temporada 2013-2014, quando era auxiliar do italiano Carlo Ancelotti, e o gosto por futebol ofensivo. “No bando, ele mostra o mesmo paladar do que quando calçava chuteiras. Sua receita? Futebol ofensivo”, resumiu AS.
“O Guardiola de Florentino”, comparou o jornal catalão Sport, destacando que, como Zidane, Pep também tinha como única experiência de treinador o time B do Barça, e acabou conquistando todos os títulos possíveis.