No aniversário de 116 anos, história do Vitória pode ajudar clube a se reerguer
No aniversário de 116 anos, história do Vitória pode ajudar clube a se reerguer
Em 13 de maio de 1899 surgia o um dos clubes mais tradicionais e antigos da história, o Esporte Clube Vitória. A iniciativa partiu dos irmãos Arthur e Arthêmio Valente que moravam no bairro do Corredor da Vitória. Nesta quarta-feira (13) os rubro-negros estão em festa, apesar da atuação insatisfatória dentro das quatro linhas, mas hoje é o momento de celebrar os 116 anos do Leão Baiano.
História
Os irmãos Arthur e Arhêmio Valente passaram um período na Inglaterra, com o propósito de estudar, porém em meios os estudos os jovens se depararam com um esporte chamado Criket, uma modalidade que se pratica com um bastão e uma bola, com equipe de onze jogadores em um campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo.
Ao retornar para o Brasil, os irmãos se reuniram com alguns amigos e decidiram fundar um Clube de Criket na cidade de Salvador, possibilitando aos baianos a oportunidade de jogar, pois até então, serviam apenas para repor a bola nos jogos dos Ingleses, uma espécie de gandula nos tempos atuais.
Como forma de homenagear os fundadores, os amigos reunidos na mansão dos Valentes, sugeriram que o nome para aquela agremiação deveria ser Clube de Criket Victoria.
Devido à regra gramatical e estética o Clube passou a ser Esporte Clube Vitória.
Cores
Para colorir o uniforme do Clube de Criket Victória foi sugerido que utilizasse o tom verde e amarelo, expressando o orgulho de ser brasileiro, porém essas cores de tecidos eram escassas no mercado.
Pensando então na facilidade e disponibilidade do comércio as cores escolhidas foram o preto e branco, caracterizando desta forma o Clube como alvinegro.
Só em outubro de 1901 que o Clube de Criket Victória passou a adotar as cores vermelho e preto, e como estava com expectativa em expandir as modalidades desportivas alterou o seu nome para Esporte Clube Victória.
Primeiros Jogos de Futebol
A estreia do Victória no Futebol, esporte o qual obtém maior destaque na atualidade, ocorreu em 22 de maio de 1901. O time não era o oficial, mas sim um provisório que foi montado às pressas para poder disputar com os ingleses que tinham atracado seus navios na Baía de Todos os Santos.
O Victoria ganhou a partida por 3 x 2, para o Internacional. O time seria oficialmente apresentado à sociedade, junto com a inauguração do Campo dos Mártyres, atual Campo da Pólvora, em 13 de setembro de 1902.
O time do Esporte Clube Victória entrou no Campo dos Mártyres e jogou uma partida contra o São Paulo Bahia Football Clube – time formado por integrantes da Colônia Paulista, os rubro-negros não pouparam energias e em 90 minutos de jogo conquistaram o placar de 2 x 0.
Em 1905, a convite do São Paulo Bahia Fotball Clube, o Victoria entrou para a Liga Bahiana de Desportos Terrestres, a partir do fato o Clube passou a disputar Campeonatos de Futebol, pois até então só participava de partidas amistosas.
Títulos
Com o decorrer do tempo o Clube participou de diversos campeonatos e competições, conquistando títulos e obtendo reconhecimento. O futebol é o esporte que mais cresce em todo mundo, atingindo as variadas classes sociais.
Ao todo, são 27 títulos estaduais; 5 Copas do Nordeste, sendo o maior campeão Regional do Brasil. No cenário internacional o Clube possui duas conquistas, o Torneio Internacional Senegal-Brasil e Taça Cidade de Valladolid
Os títulos aumentam com as divisões de base, que ganhou uma homenagem com o rótulo “Fábrica de Talentos”, tendo como destaques as conquistas da Copa do Brasil sub-20, o tricampeonato da Philips Cup (Holanda) e bicampeonato da Dallas Cup (EUA).