Esportes

Retrospectiva: relembre momentos que marcaram o esporte em 2014

Retrospectiva: relembre momentos que marcaram o esporte em 2014

Por Da Redação

Retrospectiva: relembre momentos que marcaram o esporte em 2014Reprodução

O ano de 2014 foi marcante para o esporte no Brasil e no mundo. Este foi o ano da Copa do Mundo no País e de muitas glórias, tragédias e polêmicas no esporte.


Confira a retrospectiva feita pelo Aratu Online:


Copa

A Copa do Mundo no Brasil trouxe uma grande expectativa os brasileiros que esperavam ver a seleção canarinho conquistar o Hexacampeonato dentro de casa. Mas o que os brasileiros viram foi a maior humilhação da história na goleada de 7×1 contra a Alemanha, que se consagrou com o Tetracampeonato e venceu a Argentina, maior rival do Brasil, além de levar a taça.


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Neymar sofreu uma pancada no segundo tempo da partida diante da Colômbia, em Fortaleza, e teve uma lesão na terceira vértebra lombar da coluna. A lesão tirou o atleta da Copa do Mundo.


A Arena Fonte Nova se consagrou como a arena das goleadas com a marca de 24 Gols, em seis jogos, uma média de 4 gols por partida.


A copa foi um dos eventos mais compartilhados das redes sociais de todos os tempos.


Racismo

O futebol também foi um ano marcado por casos de racismo com episódios lamentáveis que ganharam destaque nas mídias de todo o mundo.


O árbitro Márcio Chagas esteve envolvido em um caso no Campeonato Gaúcho. Depois da partida entre Esportivo e Veranópolis, ele encontrou bananas em seu carro, que também foi danificado por torcedores do clube de Bento Gonçalves.


Depois do Santos golear o Mogi Mirim, o jogador Arouca também foi alvo de insultos racistas.


O goleiro “Aranha”, do Santos, foi xingado  por torcedores do Grêmio de Porto Alegre e chamado de “macaco”.


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


O atacante brasileiro Hulk, do Zenit St. Petersburg  foi alvo de gritos de “macaco” por parte de torcedores visitantes do Spartak Moscou


Daniel Alves, do Barcelona, foi bater um escanteio na Espanha, e jogaram uma banana no campo. Ele comeu a banana e seguiu a jogada. O fato motivou uma campanha que foi disseminada em todas as redes sociais  com o dizer ?Somos todos macacos?.


Foto: Reprodução Veja

Foto: Reprodução Veja


Considerado o ?Rei do Futebol?, Pelé ao comentar o caso de racismo que envolveu o goleiro Aranha, afirmou que o atleta “se precipitou um pouco em querer brigar com a torcida”. Para ele, a melhor atitude a se tomar em casos como esse é o desprezo ao agressor.


Mundial de clubes

O Real Madrid, atual campeão europeu, ganhou o direito de afirmar que é o melhor time do mundo, após derrotar o San Lorenzo argentino, time do Papa Francisco, campeão sul-americano, por 2 a 0 na final do Mundial de Clubes da Fifa.


Reprodução

Reprodução


Rei e Rainha do Mar

A dupla campeã mundial de maratona aquática, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 32min32s10, em disputa acirrada com o time dos Estados Unidos, que ficou em segundo com Chip Peterson e Stephanie Peacock. Os brasileiros Betina Lorscheitter e Samuel de Bona completaram o pódio. Em Salvador, Allan foi campeão da travessia Mar Grande e quebrou o recorde da prova com 1h34m08s.


Foto:  Luan Sanchez

Foto: Luan Sanchez


Natação

Com uma atuação surpreendente Cielo caiu na água na quarta posição, atrás de Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, e conseguiu levar o Brasil à medalha de ouro no Mundial de Natação. Ele mergulhou 0s85 atrás de Ryan Lochte, que fechava a prova para o time americano. Nos metros finais, após deixar para trás o francês Clement Mignon e o britânico Benjamin Proud, o brasileiro superou também o astro americano para coroar uma participação decisiva da natação brasileira: o sétimo ouro, a décima medalha do país, líder geral do quadro de medalhas da competição no Catar.


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


UFC

Junior Cigano enfrentou Stipe Miocic e, numa luta bastante dura em Phoenix, nos EUA, o brasileiro superou as dificuldades impostas pelo adversário e também os 14 meses em que esteve parado por lesão e retornou ao octógono com uma vitória por decisão unânime dos jurados.


Foto: Getty images

Foto: Getty images


Lyoto Machida precisou de pouco mais de um minuto para vencer o americano CB Dollaway com um chute potente. Foi uma grande volta por cima de Lyoto, que lutou pelo cinturão dos pesos médios neste ano, mas perdeu para Chris Weidman. Agora ele segue no topo da categoria e luta para tentar ser campeão novamente.


Outro brasileiro que brilhou no octógono foi Renan Barão, também em Barueri no UFC Fight Night 58, ele enfrentou o canadense Mitch Gagnon, que vinha de quatro vitórias consecutivas e deu trabalho para o brasileiro. Mas Barão mostrou por que tem um cartel rico (33 vitórias ao todo) e já foi campeão do UFC: venceu no terceiro round por finalização e agora está na rota do cinturão novamente.


Outra luta também muito esperada pelos fãs do UFC foi anunciada em 2014. Vitor Belfort enfrenta Chris Weidman no UFC 184 no dia 28 de fevereiro do próximo ano. O duelo vale o cinturão dos médios do Ultimate.


 Surf

Gabriel Medina fez história no Havaí, e se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Em Pipeline, ele avançou às quartas de final e contou ainda com a queda do rival australiano Mick Fanning na repescagem da quinta fase, diante do brasileiro Alejo Muniz, para coroar um ano mágico e escrever seu nome na história do esporte.


foto: Reprodução

foto: Reprodução


Stock Car

Com o terceiro lugar na etapa final da temporada de 2014 da Stock Car, Rubens Barrichello garantiu no dia 30 de novembro, no autódromo de Curitiba, o título de campeão brasileiro da categoria e encerrou um jejum de 23 anos sem títulos no automobilismo. Rubinho havia sido campeão pela última vez em 1991, na Fórmula 3 inglesa.


Foto: reprodução

Foto: reprodução


Jogos Olímpicos de inverno

Lais da Silva Souza participaria dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi na modalidade esqui aéreo, mas sofreu um grave acidente enquanto treinava em Salt Lake City. Ela permaneceu nos Estados Unidos e encerrou seu tratamento com células-tronco no dia 4 de dezembro, quando passou pela terceira e última cirurgia. A atleta luta para recuperar alguns movimentos.


Foto: reprodução

Foto: reprodução


Bahia e Vitória

O futebol baiano não terá representantes na primeira divisão do Brasileirão em 2015. Os  dois maiores clubes e rivais no Estado, Vitória e Bahia, perderam seus jogos e foram rebaixados para a série B.


O Vitória voltará à série B após duas temporadas na elite do futebol nacional. A queda foi sacramentada com uma derrota para o Santos por 1 a 0 no Barradão, em Salvador (BA), diante de sua própria torcida.


Foto: reprodução

Foto: reprodução


Já o Bahia precisava de uma derrota do Palmeiras e já seria rebaixado mesmo com uma vitória, mas ainda sofreu uma virada improvável e perdeu para o Coritiba por 3 a 2. A equipe terminou em 18º lugar.


Foto: reprodução

Foto: reprodução



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.