Barão sofre para bater Gagnon e sonha com cinturão novamente
Barão sofre para bater Gagnon e sonha com cinturão novamente
Depois de perder o cinturão dos pesos galos em maio deste ano, o brasileiro Renan Barão finalmente teve a chance de se redimir. Em Barueri, no UFC Fight Night 58, ele enfrentou o canadense Mitch Gagnon, que vinha de quatro vitórias consecutivas e deu trabalho para o brasileiro. Mas Barão mostrou por que tem um cartel rico (33 vitórias ao todo) e já foi campeão do UFC: venceu no terceiro round por finalização e agora está na rota do cinturão novamente. Após o combate, ele inclusive provocou o campeão TJ Dillashaw.
Barão e Gagnon mostraram muita movimentação no começo da luta, mas a maioria dos golpes foi para o ar. Após a metade do primeiro round, o brasileiro começou a encontrar a distância ideal, ficou mais solto e acertou algumas sequências de golpes. No fim do assalto, Barão ainda derrubou Gagnon com um soco de esquerda, mas não conseguiu o nocaute técnico.
Ao som de “o campeão voltou”, Barão começou o segundo round novamente agressivo. A única estratégia de Gagnon era fazer o clinch, levar o brasileiro para grade e tentar a queda. Apenas a terceira etapa não funcionou perfeitamente. No último minuto o canadense ainda conseguiu duas sequências de socos que fizeram Barão balançar.
No terceiro round, Barão resolveu fazer o jogo de Gagnon. Em vez de buscar apenas o nocaute, também procurou a luta agarrada. Sofreu em alguns momentos, mas no final estava mais inteiro fisicamente e levou a melhor. Após derrubar o canadense, conseguiu aplicar um triângulo de mão perfeito. Só restou a Gagnon bater e desistir antes de ficar asfixiado.
Barão se empolgou com a vitória e foi criativo na entrevista no octógono: “só quero dizer uma coisa: quero meu cinturão de volta. Dillashaw, eu trouxe um presente para você, uma mão esquerda e uma mão direita. Quero calar sua boca”, provocou. Na prática o próximo adversário de Dillashaw será Dominick Cruz.
Outras dez lutas aconteceram antes da vitória de Barão. Após um card preliminar dominado por brasileiros no 2º UFC Barueri, o card principal teve muitas frustrações. Os promissores Elias Silvério e Antonio Cara de Sapato foram dominados e perderam pela primeira vez em suas carreiras. Os brasileiros Daniel Sarafian e Junior Alpha fizeram uma luta que terminou de forma lamentável. Apenas Erick Silva conseguiu uma vitória impressionante.