Oh Polêmico rebate vereador que o chamou de 'criminoso'; vídeo
Vereador atacou Oh Polêmico após micareta em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, chamando o cantor de criminoso
Por Da redação.
O vereador Tenóbio (PL), de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), publicou um vídeo nas redes sociais com críticas ao cantor Oh Polêmico após a realização da MicaLauro, micareta do município. Na gravação e na legenda da publicação, o parlamentar chama o artista de “criminoso” e “pseudo-artista”.
Na postagem, Tenóbio escreveu: “Tenóbio não fecha com criminoso! Depois da contratação ilegal de alguns pseudo-artistas pela prefeitura de Lauro de Freitas, nosso mandato tomará as medidas judiciais cabíveis para que todos os envolvidos sejam punidos ao rigor da lei!”.

No vídeo, o vereador ainda resgata um episódio ocorrido em 2023, quando a Justiça, a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), proibiu a apresentação de algumas bandas nos festejos da cidade de Santaluz, no interior do estado. Entre os grupos citados estavam La Fúria, Oh Polêmico e O Erótico.
À época, segundo o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), “a decisão foi motivada em razão das letras das músicas violarem a Lei Estadual nº 12.573, de 11 de abril de 2012 [conhecida como Lei Antibaixaria]. A legislação proíbe o uso de recursos públicos para a contratação de artistas cujas músicas “desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situação de constrangimento, ou contenham manifestações de homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas”.
Ainda conforme o MP-BA, “após tratativas extrajudiciais, a Promotoria de Justiça de Santaluz firmou um acordo com o Município de Santaluz, onde a administração municipal retrocedeu quanto à contratação das bandas ‘O Erótico’ e ‘Oh Polêmico’, por conta do repertório das bandas fazerem apologia à violência de gênero, discriminação e desrespeito às mulheres, ofensa aos direitos de educação e convivência familiar das crianças e adolescentes, além de flagrante violação à Lei Antibaixaria, Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Confira a publicação de Tenóbio:
Vídeo: reprodução/Instagram (@tenobio.oficial)
Oh Polêmico rebate acusações do vereador
Diante das declarações do vereador, o cantor Oh Polêmico divulgou uma nota de esclarecimento, por meio de sua assessoria jurídica, rebatendo as acusações. No comunicado, da tarde desta terça-feira (20), o artista afirma repudiar “as declarações proferidas pelo vereador Tenóbio, nas quais lhe são atribuídas condutas criminosas, além de expressões de cunho pejorativo, racista e discriminatório”.

Segundo a nota, as falas que classificam o cantor como “criminoso travestido de artista” e “pseudo-artista”, além da imputação de crimes sem decisão judicial, “configuram grave abuso do direito de manifestação, caracterizando em tese verdadeiro abuso de autoridade, especialmente quando partem de agente público investido de mandato eletivo”.
A defesa afirma ainda que o artista “jamais foi investigado, processado, denunciado ou condenado por qualquer dos crimes mencionados” e repudia “a tentativa de associar sua atividade artística à criminalidade, à erotização infantil ou a práticas ilícitas”.
No texto, a assessoria jurídica destaca que “a liberdade de expressão, assegurada constitucionalmente, não autoriza a imputação de crimes, a difamação pública nem o linchamento moral de cidadãos sem o devido processo legal”, ressaltando que nenhuma autoridade pública pode substituir o Poder Judiciário.
A nota também enfatiza que o cantor está amparado pela liberdade de expressão artística e pelo livre exercício da atividade profissional, afirmando que “divergências quanto a repertórios musicais, preferências culturais ou políticas públicas não autorizam ataques pessoais, desinformação nem a violação de direitos fundamentais”.
Por fim, a defesa informa que estão sendo avaliadas e adotadas “todas as medidas jurídicas cabíveis, inclusive nas esferas cível e criminal, para resguardar a honra, a imagem e os direitos do artista”.
Veja abaixo:
Oh Polêmico denuncia ataques racistas em salão de beleza de Salvador
No dia 8 deste mês, Polly, como também é conhecido, denunciou ter sido vítima de ataques racistas dentro de um salão de beleza em Salvador. Segundo o relato compartilhado em seu perfil no Instagram, uma cliente que aguardava o atendimento proferiu ofensas contra ele, chegando a se autoafirmar racista.
O artista conta que fazia as unhas e acompanhava a namorada, a influenciadora Giuliana Rizzuto, quando uma mulher chegou ao estabelecimento e se sentou atrás dele. Em voz alta, para que todos pudessem ouvir, disparou uma série de frases preconceituosas.
Em tom de indignação e desabafo, o artista relatou ter ouvido frases como "não gosto de homem preto" e "tenho nojo de homem preto", sendo ele o único homem no estabelecimento. Ele conta que a mulher também chegou a criticar o relacionamento de Virgínia e Vinícius Júnior, direcionando ofensas racistas ao jogador.
Oh Polêmico afirma ter ficado revoltado diante da situação, mas optou por não reagir, para evitar envolvimento em conflitos. "Eu tive vontade de falar algumas coisas para ela na educação, mas entreguei ela nas mãos de Deus. Deus tá vendo tudo", disse.
Segundo o cantor, as funcionárias do estabelecimento contestaram as falas da cliente. Giuliana chegou a confrontar a mulher, mas o ele pediu para que ela se acalmasse, para evitar um embate maior.
Ao longo das publicações, Oh Polêmico fez reflexões contra o racismo e pediu que seus seguidores aprendam a se posicionar contra discursos de ódio, seja em um salão de beleza, na internet ou em qualquer outro lugar.
"Amo minha cor, tenho orgulho de ser um homem preto. Vim da comunidade, só Deus sabe o que eu passei para estar aqui. Foram lutas e mais lutas, passei pelo Vale milhares de vezes e passo até hoje. Mas eu tenho orgulho e sou referência para muitos. Não sou perfeito, tenho meus erros, mas busco melhorar todos os dias. E é sobre isso", declarou.
Até o momento não há confirmação se o cantor pretende registrar boletim de ocorrência.
Oh Polêmico faz parceria com Fit Dance
De acordo com o cantor, o caso relatado ocorreu antes de sua viagem para São Paulo, feita na quarta-feira (7) a convite da empresa de coreografias Fitdance. Em suas redes sociais, ele compartilhou os bastidores de gravações para a música "Iôiô", sua aposta para o carnaval de 2026, lançada em dezembro.
Participação de Oh Polêmico no Aratu Tá On
O cantor Oh Polêmico foi entrevistado pelo podcast Aratu Tá On, no dia 12 de novembro. Na ocasião, o artista confirmou ter planos de migrar do pagode para a música gospel, embora ressalte que a transição não ocorrerá no curto prazo. O artista, que se declara temente a Deus e atribui seu sucesso à fé, indicou um caminho futuro na música religiosa.
"Eu sou muito temente a Deus. Se estou aqui hoje, é porque Deus que me colocou. Só ele pode me tirar [as conquistas] também. Em todas as minhas fases difíceis, Deus esteve comigo", declarou o cantor.
O artista também relembrou a experiência como candidato a vereador em 2024 e apontou a necessidade de mais união no pagode. Nosso pagodão precisa de unir, deixar de lado o ego, ter os pés no chão e respeitar o espaço do outro. Tem espaço pra todo mundo bater no paredão".
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).