Festival de Parintins começa nesta sexta; você conhece a história?

Festival de Parintins traz a rivalidade em torno dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido

Por Da Redação.

O 58º Festival Folclórico de Parintins começa nesta sexta-feira (27) e segue até o domingo (29), na ilha amazônica de Parintins, a cerca de 370 km da capital Manaus. Reconhecido como uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil, o evento reúne arte, fé e rivalidade em torno dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Com forte apelo cultural e turístico, o festival atrai milhares de visitantes à ilha. O acesso ao município só pode ser feito por barco - em uma viagem de cerca de 12 horas pelo Rio Amazonas - ou por avião. A estimativa é que cerca de 120 mil pessoas participem dos festejos neste fim de semana.

Rivalidade colorida na ilha de Parintins

Parintins vive intensamente o clima do festival durante o mês de junho. A cidade se divide entre o vermelho do Garantido e o azul do Caprichoso, com ruas, casas, placas e até faixas de pedestres decoradas pelas cores das torcidas.

Mais do que um espetáculo, o festival representa uma disputa artística e cultural que envolve toda a população local. As famílias, moradores e visitantes se engajam nas apresentações que acontecem durante três noites no Bumbódromo, arena com formato de cabeça de boi construída especialmente para o evento.

Temas no Parintins 2025: resistência, povo e floresta

Neste ano, o Boi Caprichoso leva à arena o tema “É tempo de retomada”, abordando a resistência dos povos da floresta e a ancestralidade amazônica. A apresentação destaca a força de indígenas, negros e nordestinos, além da preservação da Amazônia e sua diversidade cultural. O boi azul busca conquistar seu inédito tetracampeonato.

Já o Boi Garantido - cuja cunhã-poranga é a ex-BBB Isabelle Nogueira  - aposta no enredo “Boi do povo, boi do povão”, exaltando a origem popular da festa. O boi vermelho pretende alcançar seu 33º título, valorizando a cultura amazônica com os subtemas “Somos os povos da floresta”, “Terra Brasileira” e “Boi do Brasil”.

Isabelle Nogueira é a cunhã-poranga do Boi Garantido | Foto: Yasmin Cadore
+ Davi Brito fala sobre relação com Isabelle na 'Carona do Mulek'

Ordem das apresentações no Festival de Parintins

As apresentações se alternam entre as agremiações. Em sorteio realizado na semana anterior ao festival, ficou definida a seguinte ordem:

Sexta-feira (27)
Abre: Garantido / Encerra: Caprichoso

Sábado (28)
Abre: Caprichoso / Encerra: Garantido 

Domingo (29)
Abre: Caprichoso / Encerra: Garantido 

Festival de Parintins: de campanha religiosa a espetáculo internacional

O Festival de Parintins teve origem em 1965, como uma campanha para arrecadar fundos destinados à construção da catedral da cidade. Em 1966, a disputa entre os bois foi incorporada ao evento, impulsionando seu crescimento. Desde então, o festival evoluiu para se tornar um dos maiores espetáculos a céu aberto da América Latina.

+ 'Não somos folclóricos, somos povos', diz pesquisadora sobre 'fantasia' de indígena no Carnaval

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.