Festival Zona Mundi chega à 10ª edição com música e artes em Salvador

Festival Zona Mundi 2025 terá Lazzo Matumbi com Céu, Maglore, IFÁ, Nara Couto e mais nomes

Por Lucas Pereira.

O Festival Zona Mundi celebra sua 10ª edição entre os dias 10 e 14 de setembro de 2025, em Salvador. O evento, que reúne música, arte, tecnologia e inovação, terá 17 apresentações artísticas, além de painéis, hacklabs e rodadas de negócios, reunindo 20 agentes culturais e artistas do Brasil, Angola e Guiné Bissau. 

As atividades acontecem no Cinema do Museu, Complexo Cultural da Barroquinha, nos largos Teresa Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, e no Trapiche Barnabé. 

Programação do Festival Zona Mundi reúne música, arte e tecnologia entre os dias 10 e 14 de setembro. Foto: Divulgação

Um dos principais momentos do Festival Zona Mundi acontece nos dias 13 e 14(sábado e domingo), a partir das 17h, no Trapiche Barnabé, bairro do Comércio, durante o Palco Petrobras. No sábado, os shows são de Chico Corrêa (PB), Yayá Massemba (BA), IFÁ (BA) e Academia da Berlinda (PE).

Já no domingo, sobem ao palco Nara Couto (BA), que convida Patche Di Rima (Guiné Bissau); Sonora Amaralina (BA); além da banda baiana Maglore e do cantor Lazzo Matumbi, que recebe a cantora Céu (SP) como convidada. As projeções ficam por conta da VJ Vic Zacconi. Os ingressos estão à venda neste link, e custam R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada).

Festival Zona Mundi 2025 terá Lazzo Matumbi com Céu, Maglore, IFÁ, Nara Couto e mais nomes. Foto: Divulgação

Programação do Festival Zona Mundi

Nos dias 10 e 11, painéis, oficinas e rodada de negócios compõem a “Zona do Pensamento” e a “Zona Colab”. Na quarta-feira (10), a partir das 19h, na Sala de Arte — Cinema do Museu, com entrada franca, os debates giram em torno do fomento a ações continuadas, com representantes da Funarte e secretarias municipal e estadual de Cultura, e das Cidades Criativas da Unesco, com os casos de Salvador, Recife e Medellin. 

+Escola de dança da Ufba reabre inscrições para Cursos Livres de Extensão

Já na quinta (11), o Complexo Cultural da Barroquinha recebe rodada de negócios entre artistas locais inscritos previamente e integrantes do Circuito Petrobras de Festivais e da Rede Marimba; além de oficina sobre produção musical com inteligência artificial, compartilhamento de tecnologias para gestão de turnês e um painel sobre o Samba de Roda da Bahia e a Corá de Guiné-Bissau enquanto patrimônios imateriais da UNESCO, todos abertos ao público.

Na sexta-feira (12), das 19h às 23h, três espaços do Pelourinho recebem shows gratuitos: 

  • Largo Teresa Batista, se apresentam Nino Galissa, de Guiné Bissau, e Ana Barroso (BA); 
  • Largo Quincas Berro d’Água, Matheus Aleluia Filho (BA) e o angolano Rei Hélder do Kuduro; 
  • Largo Pedro Archanjo, a noite é de forró, com Forró da Gota (BA) e Os Bambas do Nordeste (BA). 

Os detalhes completos de programação estão disponíveis no perfil oficial do Instagram. O Festival Zona Mundi conta com o patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo a Projetos Culturais - Lei Rouanet, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução e foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023. 

Para sua realização, o evento também conta com os apoios da Fundação Gregório de Matos, Secretaria Municipal de Cultura, Circuito Sala de Arte, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria Estadual da Cultura.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.