Fundador do Cidade Negra, Da Ghama critica mudança da letra de Girassol

Da Ghama explicou que Girassol, composta há 25 anos em parceria com Pedro Luis, Lazão, Toni Garrido e Bino Farias, nasceu como uma crítica simbólica aos homens que fazem a guerra, e não como exaltação de qualquer ideal masculino

Por Juana Castro.

O compositor Da Ghama, coautor da música Girassol, sucesso do grupo Cidade Negra, do qual também foi fundador, manifestou-se publicamente após a  recente alteração da letra feita por Toni Garrido. A mudança aconteceu à tona durante apresentação do grupo no programa Altas Horas, da Globo, no último sábado (4).

+ Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On

Da Ghama e Toni Garrido são fundadores da Cidade Negra e coautores da música Girassol

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Da Ghama afirmou ter se sentido “altamente desrespeitado como compositor” e negou que a canção tenha qualquer conotação “machista” ou “hétero-normativa”.

Alteração da letra de Girassol e início da polêmica

A polêmica teve início após Garrido substituir o verso original Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino, de um menino por Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de uma menina, de uma mulher . Segundo o vocalista, a mudança teve o propósito de homenagear as mulheres e foi feita de forma espontânea.

Posicionamento de Da Ghama sobre mudança de Toni Garrido

Da Ghama explicou que Girassol, composto há 25 anos em parceria com Pedro Luis, Lazão, Toni Garrido e Bino Farias, nasceu como uma crítica simbólica aos homens que fazem a guerra, e não como exaltação de qualquer ideal masculino. “A ideia básica é colocar a grandeza de um homem na pureza de um menino, traduzindo esse sentimento de poder fazer uma crítica em relação aos homens que fazem a guerra”, afirmou o compositor.

Ele destacou ainda que a letra foi concebida como uma poesia sobre humildade, pureza e positividade, sem caráter político ou ideológico. “Nada de machismo, hétero, é longe disso”, completou.

Defesa de Toni Garrido

Toni Garrido causou polêmica ao cantar nova versão de Girassol | Foto: reprodução/Instagram

Após a repercussão, Toni Garrido publicou um vídeo em seu perfil no Instagram explicando o motivo da alteração e pedindo que o público colocasse fim à polêmica. Segundo o cantor, a mudança foi uma “brincadeira amorosa”, pensada para valorizar o papel das mulheres na formação dos homens e na construção de valores humanos.

“Todo grande homem tem, ao lado ou por trás, uma grande mulher, seja mãe, irmã ou companheira”, disse Garrido. Ele também defendeu a liberdade artística, afirmando que “as pessoas podem cantar como quiserem” e finalizou: “Fiquem em paz e com muito amor no coração”.

Momentos marcantes da música brasileira 


Neste mês, o  Brasil comemora o aniversário de 80 anos de Gal Costa, uma das vozes mais marcantes da MPB . A data está sendo lembrada com reedições de clássicos e eventos em homenagem à cantora, que deixou um repertório de obras atemporais e influenciou gerações de artistas.

O Festival da Primavera 2025 encerrou sua edição neste domingo com uma homenagem especial ao cantor Raul Seixas , ícone do rock brasileiro. O evento reuniu artistas locais de Salvador e contou com releituras de sucessos como “Maluco Beleza” e “Metamorfose Ambulante”.

Entre os indicados ao Grammy Latino 2025, estão nomes de destaque da cena baiana como Tierry, Luedji Luna e Gilberto Gil , que concorrem em categorias de música popular brasileira e produção musical. A presença dos artistas reforça o papel da Bahia como um dos polos criativos mais influentes do país.

Leia também:  Liniker mobiliza multidão de fãs em passagem de som na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.