Fundador do Cidade Negra, Da Ghama critica mudança da letra de Girassol
Da Ghama explicou que Girassol, composta há 25 anos em parceria com Pedro Luis, Lazão, Toni Garrido e Bino Farias, nasceu como uma crítica simbólica aos homens que fazem a guerra, e não como exaltação de qualquer ideal masculino
Por Juana Castro.
O compositor Da Ghama, coautor da música Girassol, sucesso do grupo Cidade Negra, do qual também foi fundador, manifestou-se publicamente após a recente alteração da letra feita por Toni Garrido. A mudança aconteceu à tona durante apresentação do grupo no programa Altas Horas, da Globo, no último sábado (4).
+ Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Da Ghama afirmou ter se sentido “altamente desrespeitado como compositor” e negou que a canção tenha qualquer conotação “machista” ou “hétero-normativa”.
Alteração da letra de Girassol e início da polêmica
A polêmica teve início após Garrido substituir o verso original Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino, de um menino
por Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de uma menina, de uma mulher
. Segundo o vocalista, a mudança teve o propósito de homenagear as mulheres e foi feita de forma espontânea.
Toni Garrido: "depois de 25 anos cantando a música, um dia bateu uma ficha..a letra hétero machista top, horrível.."
—Tiago Pereira (@Tiagupeira) 5 de outubro de 2025
Ele mudou a letra de Girassol de "Já que, pra ser homem, tem que ter a grandeza de um menino" para "a de uma menina, de uma mulher".
Precisava? 😬 #AltasHoras pic.twitter.com/NQsGwLUHZM
Posicionamento de Da Ghama sobre mudança de Toni Garrido
Da Ghama explicou que Girassol, composto há 25 anos em parceria com Pedro Luis, Lazão, Toni Garrido e Bino Farias, nasceu como uma crítica simbólica aos homens que fazem a guerra, e não como exaltação de qualquer ideal masculino. “A ideia básica é colocar a grandeza de um homem na pureza de um menino, traduzindo esse sentimento de poder fazer uma crítica em relação aos homens que fazem a guerra”, afirmou o compositor.
Ele destacou ainda que a letra foi concebida como uma poesia sobre humildade, pureza e positividade, sem caráter político ou ideológico. “Nada de machismo, hétero, é longe disso”, completou.
🌩
— O Despertar👽🛸 💫 (@AnnaMonteiroAn1) 6 de outubro de 2025
❗️Da Ghama FUNDADOR do Cidade Negra, um dos autores da música 🎶 Girassol e meu amigo pessoal se posicionaram perante a PALHAÇADA do Toni Garrido ! https://t.co/uJ0ySeuau5 pic.twitter.com/sAUqiqVhbQ
Defesa de Toni Garrido
Após a repercussão, Toni Garrido publicou um vídeo em seu perfil no Instagram explicando o motivo da alteração e pedindo que o público colocasse fim à polêmica. Segundo o cantor, a mudança foi uma “brincadeira amorosa”, pensada para valorizar o papel das mulheres na formação dos homens e na construção de valores humanos.
“Todo grande homem tem, ao lado ou por trás, uma grande mulher, seja mãe, irmã ou companheira”, disse Garrido. Ele também defendeu a liberdade artística, afirmando que “as pessoas podem cantar como quiserem” e finalizou: “Fiquem em paz e com muito amor no coração”.
Momentos marcantes da música brasileira
Neste mês, o Brasil comemora o aniversário de 80 anos de Gal Costa, uma das vozes mais marcantes da MPB . A data está sendo lembrada com reedições de clássicos e eventos em homenagem à cantora, que deixou um repertório de obras atemporais e influenciou gerações de artistas.
O Festival da Primavera 2025 encerrou sua edição neste domingo com uma homenagem especial ao cantor Raul Seixas , ícone do rock brasileiro. O evento reuniu artistas locais de Salvador e contou com releituras de sucessos como “Maluco Beleza” e “Metamorfose Ambulante”.
Entre os indicados ao Grammy Latino 2025, estão nomes de destaque da cena baiana como Tierry, Luedji Luna e Gilberto Gil , que concorrem em categorias de música popular brasileira e produção musical. A presença dos artistas reforça o papel da Bahia como um dos polos criativos mais influentes do país.
Leia também: Liniker mobiliza multidão de fãs em passagem de som na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).