UFBA abre processo seletivo para estágio no Museu Afro-Brasileiro
Processo seletivo para estagiário na UFBA oferece oportunidade a estudantes de graduação com bolsa e auxílio transporte
Por Rosana Bomfim.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriu inscrições para um processo seletivo simplificado destinado à contratação de estagiário no Museu Afro-Brasileiro (MAFRO). O processo de seleção será conduzido por uma comissão formada por três servidores do MAFRO e contará com várias etapas. Após o período de inscrições, que vai de 23 a 29 de setembro de 2025, haverá a análise documental para homologação das candidaturas.
A iniciativa busca estudantes de graduação regularmente matriculados na instituição e tem como objetivo oferecer experiência prática vinculada à formação acadêmica, aproximando teoria e prática em um espaço de forte relevância cultural.
O resultado preliminar está previsto para 7 de outubro, seguido do período de recursos. A divulgação do resultado final e a convocação dos aprovados ocorrerão em 10 de outubro. Já a assinatura do termo de compromisso e a entrega de documentação complementar estão marcadas para 13 de outubro.
UFBA: condições para vaga de estágio na MAFRO
De acordo com o edital, a seleção oferece uma vaga para atuar no setor de Expografia e Comunicação Institucional, com foco em Produção Cultural. Podem se candidatar alunos dos cursos de Comunicação – Produção em Comunicação e Cultura ou do Bacharelado Interdisciplinar em Artes.
Uma das condições exigidas é que o estudante tenha concluído pelo menos o terceiro semestre, apresentem coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 e não estejam nos dois últimos semestres de seus cursos. Outro requisito é não possuir estágio em andamento em outra instituição.
O estágio será de natureza não obrigatória e terá carga horária de 20 horas semanais, com atividades realizadas em turnos diurnos e noturnos, inclusive aos finais de semana, de acordo com as demandas do museu. Essa flexibilidade é exigida devido à natureza cultural e ao calendário de eventos do MAFRO, que frequentemente envolve programações especiais.
O estudante selecionado terá direito a uma bolsa de R$ 787,98 e ao recebimento de auxílio transporte no valor de R$ 10 por dia efetivamente trabalhado. Além disso, haverá direito a recesso remunerado proporcional ao tempo de estágio, que inicialmente terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais três períodos de igual duração.
Em seguida, os estudantes habilitados serão avaliados com base em seu rendimento acadêmico e histórico escolar, além do currículo apresentado. A fase decisiva será a entrevista individual, que terá peso maior no resultado final, representando 50% da nota.
O coeficiente de rendimento terá peso de 20% e o histórico escolar, 30%. Somente serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a 7,0.
Resultado e contratação
Segundo o cronograma definido pelo edital, a lista de candidatos habilitados será divulgada no dia 30 de setembro, com prazo de recursos no dia seguinte. A análise dos históricos e coeficientes acontecerá em 3 de outubro e as entrevistas serão realizadas em 6 de outubro.
Para se inscrever, o estudante deve preencher formulário eletrônico disponível em plataforma online e anexar documentos obrigatórios, como comprovante de matrícula, histórico escolar atualizado, documentos pessoais, comprovante de residência e currículo.
Fique atento, a ausência de qualquer documento implicará na anulação da inscrição. Todo o processo deve ser feito até as 18h do dia 29 de setembro, quando o formulário será bloqueado.
A UFBA reforça que o estágio, embora não gere vínculo empregatício, é uma oportunidade de vivência profissional em um ambiente de grande importância para a preservação e valorização da cultura afro-brasileira.
O Museu Afro-Brasileiro, localizado em Salvador, é uma instituição reconhecida por seu acervo único e por sua contribuição à pesquisa e difusão de saberes relacionados às matrizes africanas e afrodescendentes no Brasil.
Além do Mafro, o MP-BA abriu inscrições para seleção de estágio não obrigatório em 2025.
A atuação do estagiário, nesse contexto, representa não apenas uma experiência acadêmica, mas também um contato direto com atividades culturais e artísticas que dialogam com a memória e a identidade nacional.
Pensando nisso, o Governo da Bahia disponibiliza vagas de estágio em diversos setores públicos no estado. O Partiu Estágio foi lançado em abril de 2017, desde então, o programa já contratou 22.485 estudantes até 2024.
LEIA MAIS: Local da prova do CNU 2025: como fazer a consulta? Confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).