Local da prova do CNU 2025: como fazer a consulta? Confira
Prova objetiva do CNU 2025 acontece em 05 de outubro; saiba como consultar local da prova
Por Júlia Naomi.
Candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 terão acesso aos cartões de confirmação de inscrição nesta segunda-feira (22), a partir das 18h.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o documento informa o número de inscrição, a data, a hora e o local de prova, além de registrar o acesso a atendimento especializado e uso de nome social, quando solicitado.
Para consultar o local de prova, os inscritos devem acessar o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso, e clicar em "Página de Acompanhamento". O login é feito com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha da conta Gov.br.
O MGI recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso no dia da prova para facilitar a localização, ainda que a medida não seja obrigatória.
O CNU 2025 oferecerá 3.652 vagas para 36 órgãos federais, divididas em 9 eixos temáticos de seleção.
Provas do CNU 2025 serão aplicadas em dois dias
A segunda edição do concurso será realizada em duas etapas. A primeira, que consiste em uma prova objetiva, acontecerá no dia 5 de outubro de 2025, em 228 cidades do país.
Para cargos de nível intermediário, a prova objetiva terá duração de 3 horas e 30 minutos, com aplicação entre as 13h e 16h30. Para o nível superior, a prova será realizada das 13h às 18h.
As provas discursivas ocorrerão no dia 7 de dezembro, com uma diferença em relação à primeira edição do concurso. Em 2025, apenas candidatos habilitados na primeira fase serão convocados para a segunda e poderão fazer a prova.
Devido à necessidade de aprovação para a realização da etapa discursiva, o cartão de confirmação de inscrição para o segundo dia será disponibilizado apenas no dia 1° de dezembro.
Novidades do CNU
Nesta segunda edição do processo seletivo, será aplicada uma política afirmativa inédita, com a equiparação percentual de gênero, caso menos de 50% dos aprovados para o segundo dia de prova sejam mulheres.
A medida não excluirá nenhum candidato homem, de modo que todos os que obtiverem a nota mínima para a segunda fase permanecerão na seleção. A proposta é que haja um acréscimo no número de mulheres para que haja paridade de gênero na segunda etapa. Em 2024, aproximadamente 63% dos aprovados no concurso foram homens, enquanto 37% foram mulheres.
Além disso, durante uma entrevista para o programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou o que a pasta está trabalhando para que o CNU possa ser realizado a cada dois anos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).