Salvador firma parceria para gerar empregos no setor varejista

Salvador firma parceria com setor supermercadista, para gerar empregabilidade e capacitação; confira

Por Laraelen Oliveira.

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), assinou nesta quarta-feira (6) um Termo de Compromisso com a Associação Baiana de Supermercados (Abase) com o objetivo de ampliar os conhecimentos técnicos e gerar empregos para o setor supermercadista da capital baiana. 

Salvador registrou saldo positivo de 21.538 vagas formais no período de janeiro a abril de 2024/Foto: Mattheus Miranda

A cidade de Salavador tem se destacado nacionalmente pela geração de empregos formais. Foi contabilizado um total de 22.094 vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2025, liderando o ranking do Nordeste e ocupando o 4º lugar no Brasil, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de serviços puxou a alta, com 16.946 empregos gerados, seguido por atividades administrativas (8.100) e saúde (4.439).

Assinatura da parceria 

O acordo foi formalizado durante o evento Superbahia 2025, maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste, realizado no Centro de Convenções, em Salvador. A Secretária da Fazenda, Giovanna Victer, e a Secretária da Semdec, Mila Paes, estavam representando o prefeito Bruno Reis, durante a assinatura do contrato. A parceria prevê o acréscimo em ações do programa Treinar para Empregar, com capacitação de jovens por meio do Programa Geração SSA, em conjunto ao projeto Primeiro Emprego no Varejo. 

Treinar para Empregar oferece cursos gratuitos, em Salvador, de capacitação profissional junto ao Senac/Foto: Reprodução

“Ao unir a força da gestão pública ao dinamismo do setor privado, conseguimos gerar oportunidades reais para a população”, afirmou Mila Paes. Para Giovanna Victer, o acordo fortalece a inclusão produtiva: “Estamos criando pontes entre a qualificação e o mercado de trabalho.”

A Semdec ficará com a responsabilidade de planejar e executar as turmas de capacitação, realizar o acompanhamento pedagógico, manter o cadastro dos participantes atualizado e articular a intermediação de mão de obra via o SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra). Já a Abase irá fazer o mapeamento das vagas disponíveis, validar os perfis formados, estimular a adesão das empresas associadas e monitorar os resultados da iniciativa. O termo tem validade de 24 meses, com possibilidade de prorrogação. Um grupo de trabalho interinstitucional acompanhará e avaliará as ações desenvolvidas.

Leia também: Superbahia 2025 promove inovações tecnológicas para supermercadistas

Leia também: SuperBahia 2025 inicia em Salvador com expectativa de R$ 650 mi em negócios

Leia também: Jerônimo avalia impacto da SuperBahia 2025 para a rede supermercadista

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.