Salvador firma parceria para gerar empregos no setor varejista
Salvador firma parceria com setor supermercadista, para gerar empregabilidade e capacitação; confira
Por Laraelen Oliveira.
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), assinou nesta quarta-feira (6) um Termo de Compromisso com a Associação Baiana de Supermercados (Abase) com o objetivo de ampliar os conhecimentos técnicos e gerar empregos para o setor supermercadista da capital baiana.
A cidade de Salavador tem se destacado nacionalmente pela geração de empregos formais. Foi contabilizado um total de 22.094 vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2025, liderando o ranking do Nordeste e ocupando o 4º lugar no Brasil, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de serviços puxou a alta, com 16.946 empregos gerados, seguido por atividades administrativas (8.100) e saúde (4.439).
Assinatura da parceria
O acordo foi formalizado durante o evento Superbahia 2025, maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste, realizado no Centro de Convenções, em Salvador. A Secretária da Fazenda, Giovanna Victer, e a Secretária da Semdec, Mila Paes, estavam representando o prefeito Bruno Reis, durante a assinatura do contrato. A parceria prevê o acréscimo em ações do programa Treinar para Empregar, com capacitação de jovens por meio do Programa Geração SSA, em conjunto ao projeto Primeiro Emprego no Varejo.
“Ao unir a força da gestão pública ao dinamismo do setor privado, conseguimos gerar oportunidades reais para a população”, afirmou Mila Paes. Para Giovanna Victer, o acordo fortalece a inclusão produtiva: “Estamos criando pontes entre a qualificação e o mercado de trabalho.”
A Semdec ficará com a responsabilidade de planejar e executar as turmas de capacitação, realizar o acompanhamento pedagógico, manter o cadastro dos participantes atualizado e articular a intermediação de mão de obra via o SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra). Já a Abase irá fazer o mapeamento das vagas disponíveis, validar os perfis formados, estimular a adesão das empresas associadas e monitorar os resultados da iniciativa. O termo tem validade de 24 meses, com possibilidade de prorrogação. Um grupo de trabalho interinstitucional acompanhará e avaliará as ações desenvolvidas.
Leia também: Superbahia 2025 promove inovações tecnológicas para supermercadistas
Leia também: SuperBahia 2025 inicia em Salvador com expectativa de R$ 650 mi em negócios
Leia também: Jerônimo avalia impacto da SuperBahia 2025 para a rede supermercadista
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).