Prefeitura promove testagem gratuita para sífilis e HIV em Salvador; confira
A testagem gratuita para sífilis e HIV em Salvador acontece neste fim de semana na orla da Barra e faz parte da campanha Outubro Verde
Por Ananda Costa.
A Prefeitura de Salvador realiza neste sábado (11) e domingo (12) testagem gratuita para sífilis e HIV na Base Avançada da Guarda Municipal, localizada na orla da Barra. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e integra a campanha Outubro Verde, voltada à conscientização e prevenção da sífilis e da sífilis congênita.
O atendimento será feito das 7h às 19h, com realização de testes rápidos, gratuitos e sigilosos. Além da testagem, os profissionais da SMS oferecerão orientações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuirão preservativos e géis lubrificantes. Pessoas com resultado positivo poderão iniciar o tratamento no local ou ser encaminhadas para acompanhamento médico na rede municipal.
No último fim de semana, uma ação semelhante foi realizada na Arena Fonte Nova, durante o jogo entre Bahia e Flamengo. Foram aplicados 308 testes rápidos em 154 pessoas, das quais 16 testaram positivo para sífilis, o equivalente a 10,4% dos participantes.
Ao longo do mês, outras ações de testagem gratuita para sífilis e HIV em Salvador estão previstas em locais de grande movimentação, com o objetivo de ampliar o acesso à testagem, fortalecer a prevenção e incentivar o cuidado com a saúde sexual.
Sífilis lidera ISTs detectadas durante São João
A sífilis foi a infecção sexualmente transmissível mais diagnosticada durante os festejos de São João da Bahia em 2025. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que promoveu ações de testagem rápida no Parque de Exposições, em Salvador, como parte da iniciativa de prevenção desenvolvida pelo Governo Estadual.
Entre os dias 18 e 22 de junho, mais de 40 mil exames foram aplicados e cerca de 10 mil atendimentos realizados nos pontos de testagem montados especialmente para o período festivo. Dos 457 testes que apontaram resultados positivos, a maior parte — 405 — corresponde a casos de sífilis, evidenciando o crescimento da doença entre o público examinado. Também foram identificadas infecções por HIV (27), hepatite B (9) e hepatite C (16).
LEIA MAIS: Casos de sífilis e de HIV aumentam entre jovens no Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).