Sífilis lidera ISTs detectadas durante São João do Parque
Os dados foram divulgados pela Sesab após mais de 40 mil exames de sífils realizados no São João do Parque
Por Da Redação.
A sífilis foi a infecção sexualmente transmissível mais diagnosticada durante os festejos de São João da Bahia em 2025. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que promoveu ações de testagem rápida no Parque de Exposições, em Salvador, como parte da iniciativa de prevenção desenvolvida pelo Governo Estadual.
Entre os dias 18 e 22 de junho, mais de 40 mil exames foram aplicados e cerca de 10 mil atendimentos realizados nos pontos de testagem montados especialmente para o período festivo. Dos 457 testes que apontaram resultados positivos, a maior parte — 405 — corresponde a casos de sífilis, evidenciando o crescimento da doença entre o público examinado. Também foram identificadas infecções por HIV (27), hepatite B (9) e hepatite C (16).
Leia mais: Ato na Igreja do Bonfim lembra de vítimas da Aids na Bahia
A campanha de saúde ganhou adesão da população, que buscou os serviços gratuitos mesmo em meio às comemorações. O diagnóstico precoce permitiu o início imediato do tratamento em muitos casos: ao menos 134 pessoas com sífilis já iniciaram o protocolo medicamentoso.
Estandes de testagem rápida também foram montados nos festejos de estandes estão montados em Alagoinhas, Amargosa, Camaçari, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Cachoeira. Até o último balanço no interior do estado, mais de 5 mil exames já tinham sido realizados.
No carnaval, a prefeitura de Salvador capitaneou ação similar, que também acarretou em um expressivo diagnóstico, reforçando a necessidade de se atentar para doença.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).