"Expectativa de comparecimento bem alto", diz ministra, sobre o CNU
CNU 2025 teve mais de 761 mil inscritos; segunda edição do "Enem dos concursos" oferece 3.652 vagas em 32 órgãos
Por Júlia Naomi.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, afirmou que a expectativa do ministério é que a taxa de comparecimento para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 seja bem alta. A declaração foi feita a jornalistas neste domingo (5), durante uma visita a um dos locais de prova do "Enem dos Concursos" no Distrito Federal.
A projeção da pasta é devida ao percentual de pessoas que acessaram o cartão de confirmação, que segundo a ministra, foi "mais alto que a média de concursos em geral". A segunda edição do CNU registrou mais de 761 mil inscritos e teve a aplicação de provas objetivas em 228 cidades das 27 unidades da federação.
"A gente já teve quase 600 mil pessoas dessas 761 mil que acessaram seu cartão de confirmação, portanto, olharam o seu local de prova. Na verdade, são 565 mil, se eu não me engano. Então, um percentual bastante alto, muito mais alto do que a média dos concursos em geral", explicou a chefe do MGI ao SBT News.
Dweck também considera que a distribuição das provas em dois dias, no turno da tarde, deve facilitar a chegada dos participantes no horário adequado para a realização da prova, contribuindo para a maior taxa de comparecimento.
"Nossa expectativa é de que vai ter comparecimento bem alto. A gente tá com uma expectativa boa. E a vantagem é em duas etapas e que é só turno da tarde. Então, o pessoal conseguiu chegar mais fácil", falou Dweck. A segunda etapa do CNU 2, com provas discursivas, será em 7 de dezembro.
A ministra também afirmou que, em comparação com a primeira edição do CNU, o "comparecimento proporcional será maior". A primeira edição do Concurso ofertou 6.640 vagas e teve 2,14 milhão de inscritos, mas apenas 1 milhão realizaram a prova, de modo que a abstenção ultrapassou os 50%.
O CNU 2025 disponibiliza 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, em 32 órgãos da administração pública federal.
Ministra diz que CNU 2025 teve segurança reforçada após descoberta de fraude na primeira edição
Esther Dweck também destacou que houve um reforço na segurança do CNU 2025, com a atuação de mais de 650 policiais federais. "Todas as forças de segurança estão trabalhando numa espécie de operação integrada, muito parecido com o que é feito no dia da eleição e também no transporte de urna eletrônica", comparou. A ação articula forças estaduais e distritais sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O reforço na segurança ocorre após a Polícia Federal (PF) deflagrar, na última quinta-feira (2), a operação Última Fase, que resultou na prisão de suspeitos de fraudar o CNU 2024 e outros concursos, como os do Banco do Brasil e da Caixa.
Neste dia, o MGI afirmou que caso de fraude no CNU 2024 foi "pontual" e garantiu a realização da segunda edição para este domingo, com a ampliação de "mecanismos de fiscalização para garantir maior segurança, transparência e integridade da prova".
Três candidatos foram eliminados de imediato e, de acordo com a ministra, em outros três casos, a Justiça solicitou mais informações aos investigadores.
"Acho que é muito importante ter tido a punição. Ter tido essa operação antes da data de hoje é muito importante. Justamente essa quadrilha não vai poder atuar nesse concurso, e essa parece ser uma das principais quadrilhas que atuavam em fraude de concurso", comentou, para o SBT News.
Durante uma entrevista para o programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em junho de 2025, ministra Esther Dweck, anunciou o que a pasta está trabalhando para que o CNU possa ser realizado a cada dois anos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).