Vice de SP quer PMs ensinando educação física para a rede municipal
Coronel Mello Araújo (PL), vice de SP, defende PMs em aulas de educação física no contraturno por experiência terem em atividades comunitárias
Por Júlia Naomi.
A prefeitura de São Paulo (SP) estuda a criação de uma espécie de operação delegada para que policiais militares da ativa deem aulas de educação física para crianças e adolescentes no contraturno escolar da rede pública municipal. O vice -prefeito Coronel Mello Araújo anunciou o projeto nesta quarta-feira (13), em uma palestra no Instituto de Engenharia da cidade.
O adjunto do prefeito Ricardo Nunes (MDB) defende que os policiais militares são ideais para realização da atividade por possuírem experiência na realização de atividades comunitárias. As aulas poderão ser ministradas voluntariamente, inclusive por policiais de patrulha, durante seus horários de folga. "É até uma forma de eles relaxarem do trabalho do dia a dia".
O projeto deve começar nos 46 centros esportivos municipais, com dois policiais por equipamento. "Ainda é um plano piloto, queremos chegar a 200 policiais", afirmou o vice. A prefeitura também avalia a possibilidade de ampliar o projeto para clubes particulares, de acordo com a Folha de S. Paulo. "Já estamos em contato com os clubes, podemos negociar a adesão em troca do abatimento de dívidas que eles têm com a prefeitura, por exemplo", diz.
Mello Araújo calcula que a iniciativa irá aumentar a quantidade de atletas de alto rendimento atendidos pelos centros esportivos municipais em 900% .“A ideia é não deixar a criança, adolescente, ociosa. Ter atividades para elas, visando principalmente formar bons cidadãos, longe das drogas”, explicou, de acordo com o Metrópoles.
Entenda o funcionamento do projeto de educação física por PMs na rede municipal de SP
Operação delegada é uma ação em que o governo do estado de São Paulo cede policiais militares para reforçar o trabalho de segurança na cidade, durante seus horários de folga. Em São Paulo, uma parceria desse tipo reforça o policiamento no centro da cidade. A proposta da prefeitura para atuação de PMs no ensino de educação física segue um modelo de funcionamento semelhante.
- Os oficiais devem aderir à atividade voluntariamente. Para participar, precisam ter graduação em educação física, seja pela corporação ou outra
- A adesão dos policiais será voluntária. Poderão participar agentes com graduação (bacharelado, no mínimo) em Educação Física, seja pela Polícia Militar ou por outras unidades de ensino superior.
- A remuneração dos policiais, independentemente de grau ou patente, será de 1,2 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo – atualmente no valor de R$ 37,02), por hora trabalhada.
- Para participar, os agentes terão que passar por uma capacitação pedagógica.
- A adesão dos estudantes é voluntária, por meio da inscrição no centro esportivo desejado.
- Serão oferecidos esportes coletivos (futsal, futebol, voleibol, basquetebol e handebol), esportes individuais (atletismo e natação) e atividades físicas (hidroginástica, ginástica, alongamento e condicionamento físico).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).