Enem PPL bate recorde de inscritos é aplicado em 24 unidades prisionais da Bahia
Com mais de 5 mil internos se inscreveram para o exame, Enem PPL é aplicado em 24 unidades prisionais na Bahia
Por Rosana Bomfim.
Internos de 24 unidades prisionais da Bahia participaram, na tarde desta terça-feira (16), do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Mais de 5 mil internos se inscreveram para o exame.

As avaliações foram realizadas dentro das próprias unidades, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança, sigilo e fiscalização definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Neste ano, a Bahia alcançou um recorde histórico de inscrições no Enem PPL. Ao todo, 5.099 internos se inscreveram para o exame, número que representa um crescimento de 64,11% em relação a 2024, quando 3.107 participantes foram registrados.

Na comparação com 2022, o avanço é ainda mais significativo, com aumento de 216%, evidenciando a ampliação do acesso à educação no sistema prisional baiano.
O modelo do Enem PPL em 2025 segue o mesmo formato aplicado aos candidatos do público externo. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, além da redação em Língua Portuguesa, que avalia competências relacionadas às áreas do conhecimento do ensino médio.
As provas abrangem as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, incluindo Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
Ciências Humanas e suas Tecnologias, com conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, envolvendo Química, Física e Biologia; e Matemática e suas Tecnologias.
Os participantes retornam às salas de aula nesta quarta-feira (17) para o segundo e último dia de provas. O Enem PPL é considerado uma das principais ferramentas de promoção da educação e de estímulo à ressocialização de pessoas privadas de liberdade, possibilitando o acesso ao ensino superior e a programas educacionais após o cumprimento da pena.
LEIA MAIS: Estudantes de Feira de Santana vencem concurso promovido pela Central do Outdoor
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).