Estudantes de Feira de Santana vencem concurso promovido pela Central do Outdoor

Estudantes de publicidade do Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT), em Feira de Santana, venceram o Outdoor Universitário 2025

Por Da redação.

Os estudantes de publicidade e propaganda Geovane Souza e Hannah Rios, do Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT), em Feira de Santana, foram os vencedores do Outdoor Universitário 2025, promovido pela Central de Outdoor Seccional Bahia. A final aconteceu na sede da Viamídia Publicidade, no bairro do Jardim Apipema, em Salvador.

Em outubro, o Grupo Aratu, por meio da Ei Mídia Exterior, foi um dos premiados no 24º Prêmio Central de Outdoor Nacional 2025. A premiação em 3º lugar na categoria “Grandes Formatos” foi conquistado com a Campanha Maio Amarelo, idealizada pela agência Tempo Propaganda para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA), do Governo da Bahia.

A dupla, que já havia conquistado o Prêmio Central de Outdoor 2025, em São Paulo, venceu cinco etapas do concurso e garantiu o primeiro lugar com ampla vantagem. Como premiação, recebeu um estágio na agência Artecapital Propaganda — vaga mediada pelo Sinapro-Bahia —, além de um notebook, dois troféus e certificados.

Geovane Souza e Hannah Rios, do Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT), em Feira de Santana, venceram o Outdoor Universitário 2025. | Foto: Divulgação

Ao Aratu On, Hannah, que elaborou o projeto vencedor em dupla com Geovane, falou sobre os desafios que enfrentou durante a concepção da arte: "Foi uma parceria do início ao fim. Inicialmente, não pensava que iria ganhar, mas, apenas em tentar, para mim, já era suficiente. É a partir de largar o medo é que a gente consegue se desenvolver como pessoa. Com Geovane, a gente conseguia equilibrar as ideias, e os feedbacks que a gente conseguia desenvolver entre si foram muito importantes. A minha família também, desde o começo, me incentivou a participar. E a sensação de levar o troféu para casa foi algo inexplicável!".

Geovane destacou o impacto da conquista na carreira: “Eu e Hannah nunca tínhamos feito arte de outdoor em si. O tema era Salvador, né, e a gente quis resgatar o que era 'baianidade', sair de algo comum, mas, também que fosse bem característico e regional. A gente começou a pensar: 'O que é Salvador?'. Como eu posso descrever Salvador?'. A gente, sendo de Feira de Santana, se imaginou como cidadão soteropolitano não sendo cidadão soteropolitano. Mas, foi uma sensação indescritível, de verdade. É uma coisa importante para Feira de Santana, minha cidade do coração, e garantir isso foi muito importante para mim".

Para o presidente da Central de Outdoor da Bahia, Vinícius Linhares, explicou a relevância da premiação para o desenvolvimento dos estudantes baianos e para a entidade. "É de grande importância para a Central de Outdoor Bahia pelo simples fato de estarmos pensando no futuro do meio. São esses estudantes que perpetuarão essa experiência e esse negócio. Incentivamos os estudantes a pensar e criar para outdoor, e o prêmio é para justamente coroar esses jovens por pensarem 'fora da caixa', com belíssimas criações".

A dupla, que já havia conquistado o Prêmio Central de Outdoor 2025, em São Paulo, venceu cinco etapas do concurso. | Foto: Divulgação

Rafael Linhares, vice-presidente da instituição e um dos principais idealizadores do projeto, acredita que, com o prêmio, "novos talentos ficam em evidência". "Por meio do concurso, jovens estudantes têm a chance de se apresentarem ao mercado publicitário. O projeto nasceu da 'dor' de evidenciar que estudantes de publicidade não encontravam espaço no mercado publicitário de Salvador, e isso os levava a crer que, em nossa cidade não, havia mercado. Por outro lado, as agências de publicidade sofriam com a falta de novos talentos. O principal objetivo do projeto é ser o elo que faltava entre os eles e o mercado publicitário".

O segundo lugar ficou com as estudantes da Universidade Católica de Salvador (UCSAL) Ianne Vitória, Jennifer Nunes e Yara D’ávila, que receberam certificado de reconhecimento.

Para o presidente da Central de Outdoor da Bahia, Vinícius Linhares, o resultado reflete o esforço conjunto do setor. | Foto: Divulgação

Emanuel Peixoto, coordenador do curso de publicidade e propaganda da UNIFAT, ressaltou o papel pedagógico do concurso. “Como educador, tento ao máximo incentivar os meus alunos a terem experiências fora da sala de aula. Por isso, projetos como esse são cruciais para a formação dessas pessoas”, disse.

Ao mesmo tempo, o coordenador dos cursos de comunicação da UCSAL, Chico Araújo, destacou o engajamento dos estudantes. “Logo depois da pandemia venho notando que os estudantes estão respondendo muito bem os estímulos que saem da sala de aula. Isso tem um efeito enorme. Ano passado a dupla ganhadora veio da nossa instituição. Este ano levamos a prata. Isso significa que uma geração interessante de novos talentos da Bahia está se formando”, afirmou.

Os trabalhos foram avaliados por um júri. | Foto: Divulgação

Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por Paula Carvalho (ABAP-BA), Paulo Coelho (Sinapro-Bahia), Lucas de Ouro (CCBA), Juliana Jozzolino (Rede Bahia) e Cristiana Chaves (Grupo de Mídia da Bahia).

O Outdoor Universitário 2025 foi realizado pela Central de Outdoor Seccional Bahia, com apoio de parceiros locais como Hike Creative Company, Uranus2 e Zoom Imagem, com o objetivo de incentivar talento, criatividade e desenvolvimento dos estudantes.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.