ENCCEJA: Simulados preparam internos da Colônia Penal de Simões Filho

Em preparação para o ENCCEJA os simulados serão aplicados até o dia 17 de setembro

Por Rosana Bomfim.

A partir desta quinta-feira (4) serão aplicados simulados da  prova do ENCCEJA para  pessoas privadas de liberdade em Simões Filho. O objetivo é preparar os internos do anexo do Colégio Estadual Doutor Berlindo Mamede de Oliveira, localizado na Colônia Penal Pitanga de Palmares. Os simulados serão aplicados até o dia 17 de setembro.

+ Encceja 2025 será aplicado neste domingo em todo o país; veja detalhes

Simulados preparam internos da Colônia Penal de Simões Filho para prova do ENCCEJA | Foto:  Ilustrativa Valuza Saraiva

Mais de 100 inscritos serão conduzidos pelos professores da Colônia Penal que acompanharam os internos ao longo do ano letivo. Os exercícios simulam, ao mesmo tempo, o formato da prova oficial, permitindo que os estudantes se familiarizem como processo avaliativo.

Estarão contidas nas provas questões de cada componente curricular como: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Eles produzirão textos próprios com temas como adultização; meio ambiente e clima; e concentração de renda em relação ao capital, além de produções poéticas, como poemas livres e cordéis. As atividades visam fortalecer habilidades de leitura e escrita em diferentes níveis.

A correção dos simulados ocorrerá em aulões realizados com os internos e professores, permitindo discussões aprofundadas e exploração de possíveis temas que podem aparecer no ENCCEJA.

Foto: Ilustração GOV.COM

A prova do ENCCEJA acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês, oferecendo aos estudantes a oportunidade de obter a certificação dos ensinos Fundamental ou Médio.

O reforço escolar é importante para o desenvolvimento dos detentos, como relata o professor Humberto Torres. "O trabalho tem dado resultados muito positivos. Muitos internos conseguiram até 135 dias de remissão da pena e estão cada vez mais motivados a estudar". 

A Secretaria da Educação considera que, com esta ação, reafirma seu compromisso com a educação no sistema prisional, investindo em ações que promovam a formação acadêmica e a ressocialização dos internos, construindo cada vez mais boas notícias na educação.

LEIA MAIS: Câmara de Salvador celebra Dia do Outdoor com homenagem ao samba

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.