Critérios de avaliação da redação do Enem: entenda agora

Avaliadores seguem à Matriz de Referência para a Redação do Enem

Por Júlia Naomi.

Para alcançar a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem  e alavancar as chances de ingressar no ensino superior, é preciso conhecer a fundo os critérios de avaliação da prova e buscar atendê-los de maneira integral.  Eles obedecem à Matriz de Referência para a Redação do Enem e são relacionados a cinco competências, que devem ter sido desenvolvidas ao longo da formação do estudante.

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A prova exige que o participante escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema social, científico, cultural ou político, em modalidade escrita formal da língua portuguesa. Além de desenvolver argumentos coerentes para defender um ponto de vista, o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema abordado.

Para auxiliar os estudantes a se prepararem para a avaliação, o Ministério da Educação lançou o aplicativo MEC Enem, que corrige redações, simula provas, oferece materiais de reforço e assistência virtual.  A ferramenta está disponível desde o dia 10 de outubro de 2025, nas principais lojas de aplicativos e via navegador.

Conheça as cinco competências avaliadas na redação do Enem

  • Competência I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

  • Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais
    do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

  • Competência III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

  • Competência IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

  • Competência V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como cada redação do Enem é corrigida?

Cada redação do Enem é corrigida por, no mínimo, dois corretores independentes, graduados em Letras ou Linguística. Eles avaliam cada competência individualmente, com notas que variam de 0 a 200 pontos. Somadas, essas pontuações podem chegar a 1000, que é a nota máxima. A nota final do participante será a média das pontuações dadas pelos dois avaliadores. 

Redação do Enem deve ter até 30 linhas e apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Foto: Divulgação

Quando o resultado final apresentado por cada corretor mostra uma diferença superior a 100 pontos, ou quando há uma variação acima de 80 pontos em uma das competências, considera-se que houve discrepância na avaliação.

Nesse caso, a redação é avaliada de forma independente por um terceiro corretor. A nota final do candidato será a média aritmética das duas notas finais que mais se aproximarem. 

De acordo com o documento Redação do Enem 2025 -  Cartilha do Participante, divulgado pelo Ministério da Educação, a  avaliação de redações de participantes surdos ou com deficiência auditiva, com dislexia e/ou transtorno do espectro autista serão adotados mecanismos coerentes com suas singularidades linguísticas no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa de acordo com o inciso VI do artigo 30 da Lei n.º 13.146/2015.

Conheça os critérios de avaliação da redação do Enem

Avaliação da Competência I 

A avaliação da Competência I considera dois eixos principais, a construção sintática e a presença de desvios gramaticais. Espera-se que os períodos apresentem complexidade em sua construção, incluindo orações subordinadas e intercaladas, garantindo a fluidez da leitura e a apresentação clara das ideias.

Além disso, avalia se o participante tem domínio sobre regras ortográficas, adequação à modalidade formal e escolha de vocabulário preciso, em que cada palavra é utilizada em seu sentido correto.

Avaliação da Competência II

Esta competência avalia a capacidade do participante de compreender a proposta de redação e desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 

Além disso, a redação deve apresentar um repertório sociocultural produtivo, ou seja, a aplicação de conceitos de outras áreas do conhecimento para fortalecer a argumentação. Alguns exemplos disso são referências a livros, séries, filmes, pensadores, leis, pesquisas, períodos históricos ou fatos científicos que sejam coerentes com a tese que está sendo defendida no texto.

É preciso atender ao recorte temático definido pela prova, estabelecer um ponto de vista e defendê-lo (sempre em terceira pessoa), evitando copiar trechos dos textos motivadores, disponibilizados na prova para auxiliar na compreensão do tema.

Provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Avaliação da Competência III

A Competência III da Matriz de Referência para a Redação do Enem é responsável por avaliar a capacidade do participante de apresentar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista com autoral em relação ao tema proposto na prova do Enem. Além disso, avalia a organização e a estruturação fundamentada da argumentação ao longo do texto.

Um dos fatores que determinam clareza e coerência de uma redação é a "progressão adequada ao desenvolvimento do tema". Quando este critério é obedecido, as ideias são apresentadas de forma gradual, avançando no raciocínio argumentativo.

Avaliação da Competência IV

De acordo com a Matriz de Referência para a redação do Enem 2025, a competência IV avalia o uso de mecanismos linguísticos que contribuam para a coesão textual, ou seja, a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. São eles: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais, que demonstrem inter-relações entre as frases e parágrafos. 

Os recursos coesivos promovem o encadeamento textual, indicando relações como causa e consequência (por isso, assim, etc.), conclusão (enfim, portanto, etc.), igualdade (assim como, outrossim, etc.) e adversidade (entretanto, porém, etc.).

Nesse sentido, os períodos devem ser estruturados de forma complexa, com duas ou mais orações, expressando ideias como causa e consequência, contradição, temporalidade, comparação e ou conclusão. 

A competência também observa como é feita a retomada de elementos dentro do texto, como pessoas, coisas e fatos apresentados. Isso pode ser feito usando pronomes, advérbios, sinônimos, expressões resumitivas, entre outros, evitando a repetição de palavras.

Avaliação da Competência V

A Competência V avalia a capacidade do participante exercer cidadania e atuar na realidade, por meio da elaboração de uma proposta de intervenção explícita, para solucionar o problema abordado. A proposição deve, imprescindivelmente, respeitar os direitos humanos e ser integrada aos argumentos desenvolvidos ao longo dos parágrafos anteriores. Além disso, deve incluir os seguintes cinco elementos obrigatórios:

  1.  Ação: a iniciativa a ser tomada para solucionar o problema exposto pelo participante em sua tese;

  2. Agente: deve-se apontar o agente social competente para executar a ação. Ele  pode ser individual, familiar, comunitário, social, político ou governamental;

  3.  Modo/Meio: Explicação de como viabilizar a solução proposta;

  4. Efeito/Finalidade: Descrição sobre efeito ou finalidade a ação pode alcançar.

  5.  Detalhamento: Deve-se acrescentar informações que detalhem a proposta, como explicações e exemplificações que complementem qualquer um dos elementos anteriores.

Recomenda-se que a inclusão dos elementos listados seja acompanhada por mecanismos linguísticos que contribuam para a coesão textual, a exemplo de "por meio de", para indicar o modo e "a fim de", antes de introduzir a finalidade.

É preciso atenção para não tangenciar o tema da redação. Isso acontece quando o participante aborda o tema proposto pelo Inep de forma parcial ou generalista, sem se atentar ao recorte temático específico. Este desvio afeta diretamente as competências II, III e V, impedindo que o texto receba nota acima de 40 pontos em todas essas competências.

O que pode fazer com que uma redação receba nota zero?

Foto: Reprodução via Guia Do Estudante / Inep / Canva

As redações podem receber nota zero quando apresentam as seguintes características:

  • fuga total ao tema;

  • não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

  • ausência de texto escrito na Folha de Redação;

  • “texto insuficiente”, quando apresenta extensão de até sete linhas manuscritas ou até dez linhas escritas no sistema Braille -  redações que apresentarem cópia de texto(s) motivador(es) da prova de redação e/ou do caderno de questões terão a quantidade de linhas copiadas desconsiderada para a contagem da quantidade mínima de linhas;

  • impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

  • parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

  • nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação em qualquer parte da folha de
    redação que esteja fora do espaço destinado exclusivamente para isso;

  • texto escrito predominantemente ou integralmente em língua estrangeira;

  • texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois(duas) avaliadores(as) independentes.

O título é opcional na redação e não é avaliado em relação às competências da matriz de referência. Contudo, ele pode levar o participante a tirar nota zero, caso tenha alguma característica passível de anulação.

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