Pix bate novo recorde com mais de 313 milhões de transações em 24h
Pix alcançou um novo marco histórico nesta sexta-feira ao registrar 313,3 milhões de transações em apenas 24 horas
Por Rosana Bomfim.
O sistema de pagamentos instantâneos Pix alcançou um novo marco histórico nesta sexta-feira (5), ao registrar 313,3 milhões de transações em apenas 24 horas. Segundo dados divulgados neste sábado (6) pelo Banco Central do Brasil (BC), o volume movimentado também foi recorde: R$ 179,9 bilhões.

O desempenho supera o recorde anterior, registrado em 28 de novembro, quando foram contabilizadas 297,4 milhões de transações, que somaram R$ 166,2 bilhões. Na ocasião, a combinação da Black Friday com o prazo final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário impulsionou a atividade financeira pelo país.
Desta vez, o Banco Central não detalhou as razões específicas para o novo pico, mas apontou que fatores como a sazonalidade do fim de ano, o pagamento de salários e a liberação de parcelas do 13º podem ter contribuído para a alta movimentação.

Em nota, a autoridade monetária destacou o papel central do sistema no cotidiano econômico brasileiro:
"O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública para o funcionamento da economia nacional", afirmou o Banco Central.
Desde seu lançamento em 2020, o Pix vem se consolidando como um dos meios de pagamento mais utilizados no país, ampliando o acesso, aumentando a velocidade das transações e reduzindo custos para consumidores e empresas. O novo recorde reforça a tendência de crescimento contínuo e a forte adesão da população ao uso dessa tecnologia.
LEIA MAIS: Preço da cesta básica fica mais barato em Salvador; veja valor
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).