Técnico do Tiktok? Quem é o rapaz que viralizou ao explicar futebol de forma simples
Em entrevista para o Aratu On, Ailon Tonhá contou um pouco sobre a ideia de gravar os vídeos, o amor pelo futebol e as expectativas sobre a Copa do Mundo
Em pleno 2022, ano de Copa do Mundo, o futebol está constantemente presente nas rodas de conversa e bate-papo. Neste clima desportivo, viralizaram nas redes sociais vídeos nos quais um rapaz explica o básico do esporte de maneira extremamente didática.
CONFIRA O VÍDEO
@aailon Posicoes dos jogadores do Brasil #zagueiro #lateraldireito #lateralesquerdo #centrovante ♬ som original - Ailon Tonhá
Um deles, que tem 2,7 milhões de visualizações no Tiktok, foi feito pelo piauiense Ailon Tonhá. Aos 27 anos, o rapaz, que trabalha com serviços de marketing e é apaixonado por futebol, conversou com o Aratu On e contou de onde saiu a ideia para a produção do material, sua relação com o esporte e qual a expectativa dele para a Copa do Mundo.
“Eu gosto muito de futebol, sempre gostei. E com a Copa, eu estou bastante empolgado e tentava conversar sobre o assunto com a minha namorada. Ela até se empolgou, mas não conhecia muito sobre futebol e foi aí que eu tive a ideia de gravar vídeos explicando sobre o tema.”, contou ele.
Antes do vídeo da escalação viralizar, foi o material que falava sobre as pontuações da fase grupos que impulsionou o hobbie de Ailon e fez com ele resolvesse continuar postando com maior frequência. Começando no Instagram, ele depois migrou para o Tiktok, há cerca de um mês.
“Não imaginava que fosse tomar essa proporção toda. Tudo tem acontecido tão rápido, que eu nem entendi direito. Mas depois que o primeiro [vídeo] viralizou, eu continuei a fazer para continuar ajudando as pessoas, tentando transformar as coisas que eu normalmente converso com meus amigos”, revela.
Ele conta ainda que o sentimento que tem ao ler os comentários positivos é de “gratidão, a gente se sente útil. Meu objetivo é fazer com que outras pessoas aproveitem a Copa como eu aproveito, eu me emociono”, destaca ele.
Ailon, inclusive, já tentou ser jogador profissional e jogou nas categorias de base do Piauí Esporte Clube, mas pela falta de oportunidades, resolveu se dedicar aos estudos.
Ailon esclarece que, em sua opinião, o esporte no país tem grande importância, mas não pode ser confundido como a coisa mais relevante, mesmo que muitos jovens tenham nele sua chance de mudar de vida. Se pudesse mandar um recado para os dirigentes da CBF, ele seria direto. “É preciso investimento na base. Só assim o futebol vai ser realmente uma ferramenta de educação e de preparação para a vida", concluiu.
LEIA MAIS: Conheça histórico dos confrontos entre Brasil e Croácia; duelo acontece na sexta-feira, no Catar
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!