Duolingo vai substituir trabalhadores contratados por IA

Duolingo adota política "AI-first" e começa a substituir tarefas humanas por inteligência artificial

Por Da Redação.

O Duolingo anunciou que implementará inteligência artificial em atividades atualmente realizadas por profissionais terceirizados. A informação foi compartilhada por meio de um e-mail enviado aos funcionários pelo CEO e cofundador da empresa, Luis von Ahn.

Duolingo Vai Substituir Trabalhadores Contratados Por Ia

Segundo von Ahn, a adoção da IA ocorrerá apenas em tarefas nas quais a substituição do trabalho humano seja viável. A mudança faz parte de uma nova diretriz estratégica que posiciona o Duolingo como uma empresa "AI-first" — ou seja, que prioriza o uso de inteligência artificial em suas operações e decisões de gestão.

Leia também:

>>>Veja os cinco bairros mais seguros de Salvador, segundo IA

>>>Hugo Motta cria comissão para discutir uso da Inteligência Artificial

>>>Trend do boneco na caixa: Veja como fazer foto de action figure com IA

Justificativa para IA

De acordo com o executivo, o objetivo da mudança é acelerar o cumprimento da missão da empresa: oferecer educação de alta qualidade e acessível para todos. Nesse contexto, a IA não será apenas uma ferramenta de produtividade, mas uma base para a reestruturação completa dos processos internos.

Von Ahn afirmou ainda que os métodos de trabalho atuais foram desenvolvidos para humanos, e, por isso, precisarão ser redesenhados para melhor integração com a IA. Em alguns casos, será necessário criar processos totalmente novos. A transição para o modelo AI-first será imediata, mesmo antes da finalização completa da infraestrutura e dos fluxos adaptados à tecnologia.

"Preferimos avançar com urgência, mesmo que isso signifique perder um pouco da qualidade no curto prazo, do que correr o risco de perder relevância", explicou o CEO.

Uso da IA

A nova política também afetará critérios de contratação e avaliação de desempenho. Novas vagas só serão abertas se as equipes comprovarem que a automação não é possível. Além disso, algumas funções passarão por transformações profundas em seus formatos de trabalho.

Apesar da mudança significativa, von Ahn procurou tranquilizar os funcionários. No e-mail, garantiu que o Duolingo continua comprometido com sua equipe e que a adoção da IA não significa, neste momento, uma substituição total dos colaboradores — apelidados de "Duos". Segundo ele, a ideia é liberar os funcionários para se dedicarem a tarefas criativas e à resolução de problemas reais, deixando os trabalhos repetitivos sob responsabilidade das máquinas.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.