Curiosidades

NASA diz que a Grande Mancha Vermelha de Júpiter pode ter até 500 km de profundidade

De acordo com os pesquisadores, a tempestade, que tem cerca de 16 mil km de largura, se estende por 500 quilômetros abaixo das nuvens do astro. A descoberta foi anunciada em uma coletiva da Nasa nesta quinta-feira (28/10).

Por Da Redação

NASA diz que a Grande Mancha Vermelha de Júpiter pode ter até 500 km de profundidadedivulgação/Nasa

Uma equipe de cientistas fez uma grande descoberta sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, famosa tempestade que dura mais de 300 anos na superfície do planeta. De acordo com os pesquisadores, a tempestade se estende por 500 quilômetros abaixo das nuvens do astro. A descoberta foi anunciada em uma coletiva da Nasa nesta quinta-feira (28/10).




A conclusão foi feita por Scott Bolton, principal investigador da missão Juno da Nasa e diretor da divisão de ciência e engenharia espacial do Southwest Research Institute, em San Antonio. Em entrevista coletiva, ele disse: "Sabíamos que durava muito tempo, mas não sabíamos quão profundo nem como realmente funcionava".


A sonda Juno, da Nasa, que está orbitando desde 5 de julho de 2016, voou diretamente sobre a Grande Mancha Vermelha, que tem cerca de 16 mil km de largura, para descobrir a que profundidade o vórtice se estende abaixo do topo das nuvens visíveis. 


Um radiômetro de micro-ondas em Juno deu aos cientistas uma visão tridimensional do planeta. Eles descobriram que a Grande Mancha Vermelha tem entre 200 e 500 quilômetros de profundidade, estendendo-se muito mais fundo no gigante gasoso do que o esperado. "A Grande Mancha Vermelha está tão profundamente dentro de Júpiter quanto a Estação Espacial Internacional está bem acima de nossas cabeças", disse Marzia Parisi, pesquisadora do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia.


A Grande Mancha Vermelha está profundamente enraizada, mas a equipe descobriu que ainda é mais rasa do que os jatos zonais que alimentam a tempestade, que se estendem a profundidades que se aproximam de 3 mil quilômetros. Enquanto a tempestade continua, o tamanho do local está diminuindo. Em 1979, tinha o dobro do diâmetro da Terra. Desde então, o local diminuiu em pelo menos um terço. 


LEIA MAIS: VÍDEO: Enfermeira agredida por ex-namorado em Brotas está em estado grave; homem quase atropelou mãe da vítima


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.