Homens solteiros têm duas vezes mais chances de morrer, diz estudo
O estudo, realizado com mais de 8 mil participantes da Dinamarca, comparou as taxas de mortalidade de homens solteiros e casados
Pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, descobriram que homens solteiros têm mais probabilidade de morrer do que homens casados. O estudo, realizado com mais de 8 mil participantes da Dinamarca, comparou as taxas de mortalidade de homens solteiros e casados, os resultados mostraram que os solteiros, incluindo os divorciados, tinham o dobro do risco de morrer do que os comprometidos.
As razões podem ser variadas, mas há algumas explicações plausíveis, de acordo com os cientistas. Pesquisas têm mostrado que pessoas com menos laços sociais podem ter taxas de mortalidade mais elevadas devido à falta de apoio emocional, que pode ser importante em momentos de estresse ou doença. Além disso, ter um parceiro pode significar um aumento de recursos financeiros, que dão acesso a melhores serviços de saúde, assim como incentivar a manter hábitos de vida saudáveis como dieta e exercícios.
Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do site MeuPatrocínio, acredita que o isolamento social pode, sim, ser a causa principal desses números. "O ser humano é uma espécie social, tem uma grande necessidade de ter uma companhia, mas, devido à correria do dia a, isso acaba ficando de lado, levando a distúrbios mentais e, consequentemente, a doenças psicológicas".
Outra possível explicação, segundo o Dr. Martin Tovée, da Universidade de Newcastle, é que o casamento pode nos tornar mais resistentes quando confrontados com situações difíceis na vida. "Ter alguém que você conhece muito bem e que o ama, seu parceiro, significa que há alguém que sempre o ouvirá quando a vida ficar difícil. Este tipo de apoio emocional é incrivelmente importante para nossa saúde a longo prazo", diz ele.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!