O verão ainda não chegou na capital baiana, mas o calor já está pedindo uma cervejinha gelada à beira do mar. Mas, você sabia que a bebida pode ter sabor e preço alterados nos próximos anos? De acordo com estudo feito por pesquisadores da Academia Tcheca de Ciências, o principal motivo para essas mudanças são as altas temperaturas que resultaram na diminuição da produção de lúpulo no mundo.
O lúpulo é um dos principais ingredientes usados para a produção das cervejas do tipo IPA, que possui um sabor amargo e forte. A pesquisa realizada pela academia informa que 90% das regiões produtoras de lúpulo no mundo, como Alemanha, República Tcheca e na Eslovênia, tiveram um aumento médio na temperatura da região, o que deve encolher a colheita entre 4% e 18% até 2050.
Além disso, os pesquisadores também perceberam que, por conta das temperaturas, o lúpulo está mudando a sua forma de composição com a queda do nível de alfa-ácidos, substância que faz a cerveja ficar com gosto mais amargo. Em 2050, uma queda entre 20% a 31% no teor de alfa-ácido deve afetar diretamente o gosto e a qualidade da cerveja.
LEIA MAIS: Além da picanha: conheça cortes que também fazem sucesso no churrasco
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!