AO VIVO Últimas Notícias
31/10/2022 11h31 | Atualizado em 31/10/2022 11h34

Peixe arco-íris que nasce fêmea e se torna macho intriga cientistas

O peixe muda de aparência e sexo à medida que envelhece. Eles começam a vida como fêmeas e amadurecem em machos, quando ganham mais cores e ficam semelhantes a um arco-íris.

Peixe arco-íris que nasce fêmea e se torna macho intriga cientistas Foto: divulgação/Yi-Kai Tea
Diego Adans

Uma peixe, que nasce fêmea e se torna macho ao passar dos anos, foi classificado como uma nova espécie, na região das Ilhas Maldivas. De acordo com o UOL, ele era considerado uma variação de outra espécie.

Agora, porém, pesquisadores do Hope for Reefs da Academia de Ciências da Califórnia (Estados Unidos) diferenciaram e nomearam o bodião-de-fada-de-rosa (Cirrilabrus finifenmaa).

O peixe "trans" mede, mais ou menos, o tamanho do dedo humano e começa a mudar o gênero à medida que envelhece. Eles começam a vida como fêmeas e amadurecem em machos, quando ganham mais cores e ficam semelhantes a um arco-íris. As cores ficam mais evidentes na época de acasalamento.

O animal, inclusive, já era conhecido desde 1990, mas levou a nova denominação em 2022. 

LEIA MAIS: Presidente eleito, Lula diz em primeiro discurso que combate à miséria é sua missão

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Da redação