Maior Peixe-Leão já capturado no mundo é encontrado no Brasil
Os espinhos do peixe-leão podem causar febre, vermelhidão e até convulsões em seres humanos
Por Da Redação.
Um peixe-leão de 49 centímetros foi capturado em Fernando de Noronha durante uma ação de manejo que também resultou na captura de outros 61 exemplares da espécie invasora e venenosa. De acordo com a operadora de mergulho responsável pela ação, este é possivelmente o maior peixe-leão já capturado no mundo.
A captura foi realizada no dia 27 de fevereiro, mas a informação foi divulgada no domingo (9) por mergulhadores treinados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de controlar a proliferação da espécie na ilha. Para confirmar o recorde, os responsáveis pelo manejo entraram em contato com instituições internacionais.
“Nós entramos em contato com algumas instituições, principalmente do Caribe, e não existe nenhum registro de peixes-leão com mais de 47 centímetros”, afirmou, ao g1, Maicon Messias, biólogo da operadora de mergulho responsável pela captura.
O peixe-leão, com nome científico Pterois volitans, possui espinhos venenosos que contêm uma toxina capaz de causar febre, vermelhidão e até convulsões em seres humanos. Esta espécie é um predador que pode consumir espécies endêmicas da região e provocar um desequilíbrio ecológico.
Especialistas do Parque Nacional de Bonaire, no Caribe, estiveram em Fernando de Noronha em outubro de 2021 para auxiliar no combate à proliferação do peixe-leão.
A captura do recorde ocorreu durante um mergulho técnico a 29 metros de profundidade. Já no domingo (9), outros 61 peixes-leão foram capturados a 39 metros de profundidade, na área do Parque Nacional Marinho. Todos os animais capturados serão entregues ao ICMBio para fins de pesquisa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).