São João em Santo Antônio de Jesus: confira atrações e dicas de como chegar e onde ficar
A programação do São João em SAJ inclui shows de Lucy Alves, Tayrone, Targino Gondim, Del Feliz, entre outros nomes
O “São JuOn” está percorrendo municípios da Bahia que realizam o São João para passar as melhores dicas para você. Depois de passar por Amargosa, Cruz das Almas e Riachão do Jacuípe, continuamos nossa "tour" e desembarcamos em Santo Antônio de Jesus, a famosa "SAJ", que une grandes artistas e quadrilhas juninas.
Localizada a 187 km de Salvador, a cidade de 110 mil habitantes é chamada por muitas pessoas de "capital do Recôncavo Baiano", pela sua importância como centro comercial, industrial e de serviços de toda a região, além das movimentadas e tradicionais festas de junho, que atraem milhares de visitantes de todo o país.
Veja também: São João em Cruz das Almas: confira atrações e dicas de como chegar e onde ficar
Considerado um dos principais roteiros do turismo junino no Nordeste, neste ano, o São João de SAJ terá shows de Lucy Alves, Tayrone, Targino Gondim, Del Feliz, entre outras atrações, impulsionando o comércio e a economia local.
Como chegar
- Carro: a principal via de acesso para o município, saindo de Salvador, é a BR -324 até Feira de Santana, passando para a BR-101 até chegar em Santo Antônio de Jesus, a aproximadamente 190 km da capital baiana; também é possível pegar a BA-001 e BA-046, num trajeto de cerca de 110 km. O tempo da viagem pode variar de 2h30 a 3 horas de duração.
- Ônibus: a passagem pelas empresas Cidade Sol e Camurujipe, com valores por volta de R$ 55,00;
- Ferry-boat + carro: partindo da capital baiana, o viajante atravessa de ferry por cerca de 45 minutos até o terminal de Bom Despacho, onde deve seguir de carro ou ônibus pela BA-001, em um percurso de 100 km.
Onde ficar
Os donos de imóveis alugam suas casas para suprir a alta demanda de procura por hospedagem na cidade nesta época. Além disso, o município possui 1.200 leitos, distribuídos em dez hotéis e quatro pousadas, com diárias a partir de R$ 160. Confira, abaixo, algumas opções:
- Hotel Pirâmide: Praça Padre Mateus, 135 - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA, 44571-350
Telefone: (75) 3631-2999
- 5C Hotel: R. Cosme e Damião, S/N - º - Andaia, Santo Antônio de Jesus - BA, 44434-040
Telefone: (75) 3632-3111
- Antonius Imperial Hotel: Praça Padre Mateus, 0002 - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA, 44571-350
Telefone: (75) 3632-8100
Uma dica é conferir sites e/ou aplicativos que oferecem preços promocionais, a exemplo do Booking, Tripadvisor, Skyscanner, 123 milhas, etc.
Festa na praça
[caption id="attachment_213545" align="alignnone" width="600"] Foto: arquivo/divulgação[/caption]
Conforme anunciado pela prefeitura de SAJ no início deste mês, mais de 80 artistas nacionais devem se apresentar no Espaço do São João, no Centro, em cinco dias de festejos, de 22 a 26 de junho. Porém, as celebrações já começam neste último final de semana de maio, com o Festival de Forró do Recôncavo (27 e 28/5), e a Cavalgada de Santo Antônio, que abre a Festa do Padroeiro, no domingo (28). Em seguida, na segunda-feira (29), o cantor Thiago Aquino é a grande atração do aniversário da cidade.
Veja também: São João em Amargosa: confira atrações e dicas de como chegar e onde ficar
Em junho, haverá atividades culturais durante todo o mês, com uma programação extensa para comemorar os principais santos juninos: Antônio, João e Pedro. Na trilha do São João, a programação prossegue com o trezenário do padroeiro e a Vila Santo Antônio, de 1º a 13, o que inclui uma autêntica quermesse com música e barraquinhas de comidas típicas na Praça Pedro Mateus. O calendário será encerrado no dia 2 de julho, com a festa de São Pedro da Sapucaia, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.
Atrações já confirmadas para a Semana do São João:
- Quarta-feira (21): o evento será aberto com a Missa Campal e os shows de Silvio Brito e Orquestra Sanfônica.
- Quinta (22): Nattan, Nadson o Ferinha e Lucy Alves
- Sexta (23): Zé Neto e Cristiano, Tayrone, Targino Gondim, Donas do Bar e Del Feliz
- Sábado (24): Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues, Danniel Vieira e Evonei
- Domingo (25): Mari Fernandes e Adelmário Coelho
A programação especial traz ainda o Forró das Crianças, no dia 25, e o Forró dos Idosos, no dia 24.
O que fazer na cidade
SAJ desenvolve, principalmente, as vertentes de Turismo de Negócios e Experiências. É possível praticar balonismo, participar de encontros de motos e/ou carros antigos,da Festa do Padroeiro, Flisaj, e conferir prédios e monumentos hiistóricos, artesanato e manifestações culturais. Quem estiver turistando também pode aproveitar para conhecer a Zona Rural, a Feira Livre e o Centro Cultural.
[caption id="attachment_213544" align="alignnone" width="600"] Foto: @bahiabalonismo[/caption]
História
As primeiras expedições no território resultaram da colonização na área do rio Jaguaripe, nos séculos XVI e XVII. As matas férteis com madeiras de lei e o grande número de cursos d’água foram fatores decisivos para o povoamento, favorecendo a plantação de cana-de-açúcar e o estabelecimento de engenhos, além da plantação da mandioca.
O primeiro povoado surgiu em torno de um oratório dedicado a Santo Antônio de Jesus, nas proximidades do rio Sururu. O distrito foi criado em 1852 e elevado à categoria de vila em 1883, tornando-se cidade em 1891.
Atualmente, SAJ faz divisa com os municípios de Aratuípe, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Laje, Muniz Ferreira, Mutuípe, Nazaré, São Felipe, São Miguel das Matas e Varzedo.
[caption id="" align="alignnone" width="600"] Praça da Feira, SAJ - 1957 | Foto: arquivo/IBGE[/caption]
*Com informações do site oficial da prefeitura de SAJ e do IBGE
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!