AO VIVO Últimas Notícias
22/05/2023 16h29 | Atualizado em 16/06/2023 18h08

São João em Amargosa: confira atrações e dicas de como chegar e onde ficar

Saindo de Salvador, é possível ir de carro, ônibus e até utilizando o sistema Ferry-boat

São João em Amargosa: confira atrações e dicas de como chegar e onde ficar Foto: divulgação
Juana Castro

Bandeirolas, fogueiras, comidas típicas e um clima que só existe em junho, com a chegada do São João. Mas até o dia 24, data da festa, de fato, as cidades já se enfeitam e veem suas ruas e praças ficarem mais cheias e coloridas. Por isso, nesta segunda-feira (22/5), a praticamente um mês do festejo mais aguardado do período, o Aratu On te convida a “passear” e, porque não, planejar-se para curtir o “São JuOn”. Sob os olhares dos repórteres Juana Castro e João Brandão, a gente te convida para um passeio pelo interior da Bahia.

Nosso primeiro destino é a cidade de Amargosa, situada no Vale do Jiquiriçá, no centro-sul do estado, e a aproximadamente 240 quilômetros de Salvador. O município é bastante procurado por baianos e turistas, seja pelas atrações gratuitas no “Bosque” – com uma verdadeira vila junina e palcos no estilo coreto -, ou pelo já tradicional Forró do Piu Piu, que acontece na Fazenda Colibri, que está na 25ª edição.

Para saber como chegar, onde ficar e o que fazer na “Cidade Jardim”, é só conferir as próximas linhas e “viajar” com a gente.

Como chegar

Saindo de Salvador, é possível ir de carro, ônibus e até utilizando o sistema Ferry-boat.

– Carro (241 km): o motorista deve pegar a BR-324 e entrar à direita na interseção com a BR-101, onde seguirá até Santo Antônio de Jesus (SAJ). Depois, pega a BA-046 até Amargosa. A viagem dura aproximadamente três horas;

– Outra possibilidade é atravessar de ferry-boat até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir via BA-001 e BA-026. Esse trajeto tem aproximadamente 150 km e 2h40 de duração;

– Também é possível ir para Amargosa passando por Feira de Santana, mas o percurso é um pouco mais longo (cerca de 260 km). Nesse caso, o motorista também começa pela BR-324 e segue por lá até Feira, onde vai entrar na BR-116 e seguir até Milagres. Pouco depois, entra à esquerda e segue direto pela BA-046 por uns 50 km, até chegar em Amargosa.

– Ônibus: a empresa Viação Jauá sai da rodoviária de Salvador e leva mais ou menos quatro horas para chegar em Amargosa. Mas também há outra companhia, a Cidade Sol, que sai de Bom Despacho, na Ilha.

Onde ficar

Além de casas e apartamentos disponíveis para alugar, em junho, dá para se hospedar em algumas pousadas e hotéis na cidade, por diárias a partir de R$ 210.

Veja algumas opções:

Pousada Katyara – Av. Dep. Aberlado Veloso, 470, Centro – Amargosa/BA
Telefone e WhatsApp – (75) 3634-1075
Instagram: @pousadakatyara

– Hotel Fazenda Colibri – Rodovia Amargosa/Mutuípe KM02, SN
Telefone – (75) 3634-1009
Instagram: @hotelfazendacolibri

Uma dica é conferir sites e/ou aplicativos que oferecem preços promocionais, a exemplo do Booking, Tripadvisor, Skyscanner, 123 milhas, etc.

Festa na praça

A festa no Bosque é gratuita e ocorre de 22 a 25 de junho – Mari Fernandez, Mestrinho, Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Tarcísio do Acordeon, Santana – O Cantador, entre outros. Veja aqui.

Forró do Piu Piu 2023

Bell Marques, Limão com Mel, Solange Almeida e Magníficos são as atrações da festa, que acontece no dia 24 de junho (sábado), às 13h30, na Fazenda Colibri. Os ingressos custam a partir de R$ 280 e podem ser adquiridos no Bora Tickets.

História

Amargosa era território da cidade de Tapera, hoje conhecida como Santa Terezinha. Elevada à condição de vila, foi batizada Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa, remetendo a uma época em que existia na região uma espécie de pomba (Patagioneas Plumbea), de cor pardo-cinzento com lustro roxo. Segundo relatos históricos, a carne, apesar de amarga, era saborosa e atraia muitos caçadores que sempre eram convidados à região da seguinte forma: “Vamos às Amargosas!”. Nesse período, a região era dominada pelos índios Sapuyás e Kariris, que aqui viveram até o final do século XIX. Em 2021, transformou-se em cidade.

O que fazer na cidade

Quem visita Amargosa não pode deixar de ir à Praça Lourival Monte, conhecida como Jardim, onde está a Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, e também à Praça do Cristo Redentor, que abriga a obra do escultor Pedro Ferreira.

*Com informações do site São João em Amargosa (oficial)

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!