Programa exibe filmes brasileiros para curadores de festivais internacionais
Programa exibe filmes brasileiros para curadores de festivais internacionais
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) nesta terça-feira (10) a lista de filmes selecionados para a segunda etapa da 9ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. São dez longa-metragens, da produção brasileira recente, que serão assistidos pelos curadores Julien Welter, da seleção oficial do Festival de Cannes (França), e Anne Delseth, da Quinzena dos Realizadores, seção paralela do festival, em sessões exclusivas entre os dias 18 e 22 no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.
Feito em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o programa tem como objetivo aumentar a visibilidade dos cinema brasileiro no mercado internacional. Os encontros ocorrem no período em que está sendo feita a escolha de filmes que integrarão a programação de importantes festivais de todo o mundo. Nas nove edições do programa, vieram ao Brasil curadores de festivais como os de Veneza (Itália), Berlim (Alemanha), San Sebastian (Espanha), Sundance (EUA) e Havana (Cuba).
Diversos filmes exibidos aos curadores, nas oito edições anteriores dos Encontros com o Cinema Brasileiro, foram selecionados para a programação dos festivais internacionais. Os casos mais recentes são dos filmes Brasil S/A, de Marcelo Pedroso, e Beira-Mar, de Marcio Reolon e Felipe Matzembacher, que participam do Festival de Berlim deste ano, que vai até o dia 15 na capital alemã.
Para o mesmo festival, no ano passado, foi selecionado Castanha, de Davi Pretto. Ainda em 2014, o filme Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro, integrou as programações dos festivais de Locarno, na Suíça, e de San Sebastian, na Espanha. Também no ano passado, Casa Grande, de Felipe Barbosa, foi selecionado para a competição do Festival de Roterdã, na Holanda, e para o Bafici (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires). Já Tatuagem, de Hilton Lacerda, foi selecionado para o Festival de Havana.