Cultura

"Palhaços líderes": nas entrelinhas, Bolsonaro e Trump são atacados em "Anjos Tronchos", novo álbum de Caetano Veloso

Apesar da referência política, o foco poético do compositor é o acesso a computadores pessoais e a internet, e tudo o que essas mudanças causaram no mundo.

Por Da Redação

"Palhaços líderes": nas entrelinhas, Bolsonaro e Trump são atacados em "Anjos Tronchos", novo álbum de Caetano VelosoCréditos da foto: divulgação

Novo single de Caetano Veloso, lançado na noite desta quinta-feira (16/9), "Anjos Tronchos" versa sobre um mundo tecnológico, mas aproveita para apimenar, ainda mais, o momento picante da política nacional. A obra cita as “telas dos azuis mais do que azuis”, e os “anjos tronchos do Vale do Silício", bilionários que comandam as grandes empresas tecnológicas que estão por trás das redes sociais.


Contudo, em dado momento, salta para a conjuntura atual do país e diz que “palhaços líderes brotaram macabros”, numa referência ao presidente Jair Bolsonaro, que tem no palhaço Bozo um de seus apelidos. Bolsonaro também ascendeu, assim como o ex-presidente Donald Trump, numa onda de extrema direita ligada às fake news e às redes.


Apesar da referência política, o foco poético do compositor é o acesso a computadores pessoais e a internet, e tudo o que essas mudanças causaram no mundo. Centrado nesse objetivo, ele menciona o vício e o poder de controle dos bilionários que estão por trás das redes e do algoritmo.


Logo após o lançamento da música, Caetano disse que coisas horrendas aconteceram na vida política de várias sociedades graças à internet. “Na nossa [sociedade] sem dúvida nenhuma, por causa da força dessa estrutura de comunicação que nasceu com a internet”, ele afirmou, em bate-papo no Twitter.



LEIA MAIS: Caminhoneiro do (des)amor! Ele entregaria uma carga de R$ 100 mil, mas desviou e acabou preso na Bahia


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.