OPERAÇÃO CARNAVAL: Trios são vistoriados e motoristas realizam curso obrigatório
OPERAÇÃO CARNAVAL: Trios são vistoriados e motoristas realizam curso obrigatório
Antes mesmo do começo festa, todos os cerca de 300 veículos envolvidos no Carnaval começam a concentração no Parque de Exposições de Salvador. Até a próxima sexta-feira (5), trios, carros de apoio e minitrios precisam passar por vistoria técnica para desfilar nos circuitos da cidade. Os condutores também fazem curso obrigatório promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para garantir a segurança de foliões e de quem trabalha no período.
A concentração de trios começou no último dia 28, com o início das vistorias realizadas pelo Detran, pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e Corpo de Bombeiros. São avaliados a documentação do veículo, número do chassi, dimensão do trio ou carro de apoio, presença de grades protetoras, condições dos pneus, retrovisores e outros itens de segurança.
Os donos dos veículos que não se adequarem às normas têm até a próxima sexta (5) ou o dia anterior ao desfile, caso participe do Carnaval na quarta ou quinta-feira, para sanar as irregularidades e obter a aprovação dos peritos. Sem o aval de todas as instituições envolvidas, o trio ou carro de apoio fica impossibilitado de circular na festa.
Capacitação para motoristas
O curso para os motoristas desses veículos que passam por vistoria começou nesta sexta (29) e prossegue nos dias 1° e 3 de fevereiro, na sede da Escola Pública de Trânsito do Detran, no Iguatemi. A capacitação inclui palestras sobre legislação, direção defensiva e relação interpessoal. Neste ano, a novidade é uma parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para fornecer instruções sobre os cuidados necessários com a rede elétrica e o que fazer em caso de acidentes.