Livro ‘Na Beira’ dá voz à travessia poética de uma mulher negra

O livro "Na Beira" será lançado no Museu de Arte da Bahia, em Salvador e reúne poemas sobre existência, ancestralidade e afetos

Por Lucas Pereira.

“Viver ou sobreviver?” A pergunta que move a experiência cotidiana de milhares de mulheres negras no Brasil é também o ponto de partida da travessia poética da escritora e doutora em Literatura Meg Heloise. No dia 13 de junho, às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), será lançado o seu primeiro livro solo: “Na Beira”. 

O livro

A obra, publicada pela editora Segundo Selo, reúne 45 poemas que abordam as múltiplas dimensões de ser mulher negra no país. “A poesia é a forma com que me conecto com o mundo. Eu estou na beira, o meu corpo está à beira de tudo. Na beira desta sociedade que nos oprime e silencia. Eu estou na beira de mim mesma para reconhecer meus afetos, vivências, memórias e ancestralidade”, afirma Meg Heloise, que celebra a publicação como um marco pessoal e coletivo.

A escritora começou a escrever poemas aos 12 anos, ainda em Nazaré, cidade do recôncavo baiano. Incentivada pela mãe e por professores, cresceu cercada por livros e pela vontade de criar. Cursou Letras Vernáculas na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e, mais tarde, concluiu o doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Parte dos poemas reunidos em Na Beira foi escrita entre 2017 e 2024. “Em 2020, comecei a reunir os textos para tirar o sonho da gaveta. Até então, a travessia poética tinha ficado contida em razão de tarefas e funções outras, entre demandas de pesquisa e funcionais”, lembra.

O livro tem prefácio da escritora Luciany Aparecida e orelha assinada por Silvana Carvalho. A pré-venda está disponível entre 26 de maio e 11 de junho. A sessão de autógrafos acontecerá durante o evento de lançamento.

Serviço

Lançamento do livro Na Beira
Quando: 13 de junho (sexta-feira), às 19h
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB), Salvador
Quanto: R$ 40

O lançamento de

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.